O reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Jackson Proença Testa, decidiu agora de manhã tirar férias da instituição e dar mais liberdade de ação para as seis comissões de sindicância, instauradas ontem para apurar os indícios de irregularidades apontados pelo relatório apresentado na semana passada pela comissão de investigação do Conselho Universitário (CU).
A partir de hoje o vice-reitor, e ex-diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), Mauro Ticianelli, assume o cargo de reitor da UEL. Segundo Ticianelli, não há previsão de quando Jackson deve retornar de suas férias. Hoje havia fortes indícios apontando para o afastamento de Jackson e Ticianelli.
Mesmo com o afastamento do reitor, os conselheiros dão seqüência ao trabalho e votam o relatório da comissão de investigação, que apontou 16 pontos de supostas irregularidades na administração de Jackson. Ontem, parte dos 73 conselheiros já se mostrava favorável ao afastamento do reitor. Com a inesperada atitude do reitor, fica a suspeita de que ele solicitou férias para evitar um afastamento por parte dos conselheiros. Ticianelli preside agora a reunião do Conselho Universitário.