Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Novas tecnologias

Saúde faz reunião para implantação de método contra a dengue em Londrina

Reportagem Local
11 jan 2024 às 09:50
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A primeira reunião para a implantação do método Wolbachia em Londrina foi realizada nesta quarta-feira (10), com a presença de representantes do Ministério da Saúde, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) e da secretaria municipal de Saúde.


Londrina é uma das seis cidades selecionadas no Brasil para a implantação do método para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, Zika e Chikungunya

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As outras cinco cidades que também irão receber a metodologia são Foz do Iguaçu (Oeste), Presidente Prudente (SP), Natal (RN), Uberlândia (MG) e Joinville (SC).

Leia mais:

Imagem de destaque
Quase 2 meses depois

CMTU procura organização para prestar serviços de bem-estar animal em Londrina

Imagem de destaque
"Na Rua, de Olho pra Lua"

Gedal promove evento de observação astronômica em frente ao Aeroporto neste sábado

Imagem de destaque
Sem prazo para normalização

Rompimento de rede afeta o abastecimento de água em Irerê nesta terça-feira

Imagem de destaque
77 crianças estudam no local

Prefeitura entrega obras de reforma do Centro de Educação Infantil Pastor Samuel de Souza


Luciano Andrade Moreira é pesquisador da Fiocruz e coordenador nacional da WMP (World Mosquito Program) no Brasil, instituição responsável por gerenciar e implantar o método nas cidades escolhidas. 

Publicidade


“As evidências que temos coletado mostram uma eficácia bastante alta para redução de arboviroses, como é o caso da dengue, Zika e Chikungunya. Vai ser primordial essa parceria com o Município para que o método funcione de forma satisfatória e traga essa diminuição de casos”, comentou. 


Existe um planejamento a ser realizado até chegar à fase de “entregar” no ambiente os mosquitos com a Wolbachia.

Publicidade


O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, enfatizou a importância do trabalho em conjunto para que a operação surta efeito e alcance êxito. 


"Trazer novas tecnologias e essa aproximação com o Ministério da Saúde e com a Fiocruz, é muito bem-vinda. E nós esperamos os bons resultados, que já foram vistos em outras cidades onde o método foi utilizado."

Publicidade


'MOSQUITOS CONTAMINADOS'


O método visa soltar mosquitos que contenham o micro-organismo da Wolbachia, uma bactéria que já é presente em cerca de 60% dos insetos na natureza, mas que não está presente no Aedes aegypti. 


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Saúde faz reunião para implantação do método Wolbachia em Londrina
A primeira reunião para a implantação do método Wolbachia em Londrina foi realizada nesta quarta-feira (10), com a presença de representantes do Ministério da Saúde, da Fiocruz , da Opas, da Sesa e da secretaria municipal de Saúde.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade