A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) determinou a interdição de cinco agrotóxicos fabricados e vendidos pela empresa Milenia Agrociências S/A, comercializados com as marcas comerciais Herbimix SC, Pyrinex 480 EC, Posmil, Trop e Podos. A empresa com sede em Londrina foi alvo de operação conjunta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Polícia Federal, que constataram adulteração nas fórmulas desses produtos.
No Paraná, a "ação cautelar" foi determinada nesta segunda-feira (06) pelo engenheiro agrônomo Adriano Riesemberg, chefe da Divisão de Fiscalização de Insumos do Departamento de Fiscalização e Defesa Agropecuária (Defis). Isso significa que enquanto o processo da Anvisa não for concluído os produtos "sob suspeita" ficam proibidos de ser comercializados pelo comércio.
Adulteração: irritação da córnea e cegueira
Leia mais:
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
Quarta-feira será de Sol e tempo estável em Londrina e nos municípios da região
Moradora de Londrina ganha R$ 100 mil no sorteio do Nota Paraná
Ministério Público recomenda alterações no Parcelamento do Solo em Londrina
Segundo Riesemberg, essas adulterações alteram a toxicidade dos agrotóxicos, tornando-os mais perigosos e colocando em risco a saúde de produtores e consumidores. Conforme a Anvisa, a alteração nas fórmulas dos agrotóxicos podem causar irritação irreversível da córnea e até cegueira.
No ato da ação fiscalizatória, a Anvisa já determinou a suspensão da comercialização dos produtos que são três herbicidas (Herbimix, Trop e Posmil), um inseticida (Pyrinex 480 EC) e um regulador de crescimento (Podos).
Após comunicação, a Seab determinou a busca e interdição cautelar dos produtos já distribuídos no comércio. Os engenheiros agrônomos dos núcleos da Seab estão sendo orientados a interditar os estoques dos produtos que encontrarem no comércio. "O recolhimento dos produtos e a devolução ao fabricante fica para ser decidida num segundo momento", informou Riesemberg.