Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Licitação milionária

TCE suspende licitação para comprar semáforos mais modernos para Londrina

Pedro Marconi - Grupo Folha de Londrina
07 mar 2023 às 15:23

Compartilhar notícia

- Emerson Dias/N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A licitação milionária – com valor máximo de R$ 19,6 milhões - que previa a modernização do sistema semafórico de Londrina foi suspensa pela segunda vez em um mês. A decisão desta semana da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) atendeu uma determinação do TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná), que após auditoria identificou supostas irregularidades no certame. As propostas das empresas interessadas seriam abertas na segunda-feira (6).


A instituição apontou quatro situações: exigência indevida de atestados de capacidade técnica; presença de especificações técnicas que podem dificultar a ampla competitividade; ausência de previsão de correção monetária para pagamentos em atraso; e falta de indicação expressa da norma técnica referente a item exigido no edital.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No documento, o presidente do tribunal, o conselheiro Fernando Augusto Mello Guimarães, afirmou que a “CAGE (Coordenadoria de Acompanhamento de Atos de Gestão) foi precisa ao discorrer que a CMTU precisa comprovar que o produto escolhido (no caso o relógio interno do controlador dos semáforos) é capaz de ser fornecido por múltiplos competidores ou a essencialidade da especificação, demonstrando de forma mais contundente sua indispensabilidade perante as alternativas de mercado.”

Leia mais:

Imagem de destaque
Invicto

Londrina Bristlebacks busca título Brasileiro no futebol americano

Imagem de destaque
Prestigie

Apresentação no aniversário de Londrina abre programação do Filo

Imagem de destaque
Risco de tempestades

Fim de semana será de tempo instável com chuvas em Londrina e municípios da região

Imagem de destaque
No Fiil

Londrina é destacada como modelo de ecossistema referência no Brasil


‘SURPRESA’

Publicidade


Segundo Marcelo Cortez, presidente da CMTU, o TCE-PR atendeu a representação de uma empresa que não teria se sentido contemplada com a licitação. “Inicialmente, o relator que recebeu não deu a liminar, que foi dada no fim de semana pelo presidente do TCE, o que acabou nos surpreendendo. Vamos fazer as respostas, mas o que temos que deixar claro é que o poder público busca aquilo que é melhor para ele e não o interesse do particular”, destacou.


CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA:

Imagem
TCE suspende edital milionário para modernização semafórica de Londrina
Determinação impediu que propostas de empresas interessadas fossem abertas na segunda-feira; CMTU vai recorrer
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo