Pesquisar

Canais

Serviços

- Vivian Honorato
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Melhorias

Trânsito é liberado nas alças de acesso da avenida Dez de Dezembro em Londrina

Redação Bonde com N.Com
18 jan 2022 às 15:48
Continua depois da publicidade

Os motoristas começaram a utilizar, na manhã desta terça-feira (18), as novas alças de acesso da avenida Dez de Dezembro, que interligam a rua Bolívia (região central) e a rua da Aeronáutica (zona leste). A Prefeitura de Londrina fez a liberação do trânsito às 9h. Elas dão várias opções de rotas, para melhorar o trânsito e a mobilidade urbana nos sentidos norte-sul e sul-norte da avenida Dez de Dezembro.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Os trabalhos incluíram a construção das alças, das pistas e de calçadas, as adequações dos trechos já existentes, a modernização do sistema de drenagem pluvial, a instalação de pontos de iluminação em LED e a sinalização viária horizontal e vertical. A empresa contratada foi a TCE Engenharia, que recebeu R$ 2,9 milhões.

Continua depois da publicidade


“Era uma obra esperada, porque o trânsito é caótico nos horários de pico, então detectamos a importância dela. Foi feito um trabalho pelos técnicos da Prefeitura, viabilizamos os recursos, fizemos o projeto, licitamos a obra e acompanhamos cada passo dela e hoje entregamos com satisfação”, disse o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada.


Para o diretor-presidente da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), Marcelo Cortez, as alterações no trânsito vêm atender aos pedidos de anos, que os moradores da região faziam à Prefeitura de Londrina.


“É uma obra de importante mobilidade urbana, tendo em vista que desafoga o trânsito. Vai ajudar as pessoas que moram na Rua Charles Lindemberg e que sempre reclamavam do trânsito ser grande e atrapalhar a população do local. Além disso, com essa obra, a gente consegue dar outras soluções de caminhos, para que a população possa se deslocar de forma melhor”, explicou Cortez.

Continua depois da publicidade


Entenda a obra


Para quem vem da região norte ou do centro de Londrina e quer acessar o Centro Cívico, a avenida Duque de Caxias ou o Aeroporto Governador José Richa vai poder fazer isso de forma muito mais rápida e com maior segurança. Da mesma forma, quem vem da região sul e quer acessar o Centro Cívico e a Avenida Duque de Caxias também poderá fazer o mesmo, porque as alças construídas na ligação com a rua Peru, na Vila Brasil, possibilitam um novo ramal de fluxo viário a partir de uma das avenidas mais utilizadas de Londrina.


Segundo o diretor de trânsito da CMTU,  Major Sérgio Dalbem, a ideia é fazer com que as pessoas que acessam a Rua Charles Lindemberg, para irem até a região do Aeroporto ou até a PR-445, tenham mais uma opção, ou seja, poderão acessar o viaduto da rua Bolívia pela alça, pegando a Dez de Dezembro sentido PR-445, com menos congestionamento, semáforos, lombadas e com a pista maior e mais limpa.


Da mesma forma, para quem usa a rua Charles Lindemberg sentido aeroporto, poderá continuar dirigindo na avenida Dez de Dezembro até a alça da rua Bolívia, chegando à rotatória da Salgado Filho e tendo acesso a todas direções com maior facilidade e fluidez da trânsito. Essa é uma rota inédita que permite, agora, uma passagem direta até a rotatória da Praça João Negrão, que dá acesso a diferentes ruas da região leste como: as avenidas Salgado Filho e Comandante João Ribeiro de Barros, e a rua Augusto Severo, que leva à Avenida Santos Dumont.


Para orientar corretamente os motoristas, agentes de trânsito da CMTU estarão no local hoje e nos próximos dias. “Acredito que o trânsito no cruzamento da Avenida Dez de Dezembro com a Rua Portugal deva desafogar. Mas, a gente vai estar acompanhando, porque temos que ver o comportamento dos motoristas, quais as opções que eles vão preferir e onde vai ter um congestionamento maior. Vamos incentivar as pessoas para virem para cá e desafogar a Rua Charles Lindemberg”, explicou o diretor de trânsito da CMTU.


Para a moradora da rua Peru há 30 anos, Istela Rosa, a rotatória naquela localidade deve melhorar o trânsito e a segurança para os moradores, visto que, além das melhorias no asfalto, foram instaladas luminárias de LED.


“Acredito que a obra vai trazer mais segurança, porque vai ter mais movimento de carros e pessoas. Antes, quando fecharam o posto de gasolina que tinha aqui e a rua, ela ficou sem movimento e até um homem tentou entrar na minha casa. Agora, colocaram LED, que era um pedido nosso antigo e abriram o trânsito aqui. Pode ser que até os imóveis valorizem. Eu estou gostando da obra”, disse a moradora.


Iluminação


Nos cruzamentos da rua Bolívia com a avenida Dez de Dezembro, a Londrina Iluminação instalou LED em trechos de vias do Jardim Dom Pedro, na rua da Aeronáutica (entre as ruas Benjamin Lins e o acesso do Viaduto João Sampaio), na própria entrada do viaduto, que passa sobre a avenida, e na rua Enzo Rufino, totalizando 16 unidades. O mesmo viaduto também ganhou outras três pontos de iluminação. Do outro lado da avenida, já na Vila Brasil, foram instaladas dez unidades LED na rua Peru, entre as ruas Borba Gato e Bolívia, e outros três pontos novos na via de acesso à nova rotatória, que foi construída no final da rua, para ligar aquela região à avenida Dez de Dezembro, sentido centro-sul.


Melhorias no entorno


Além das alças de acesso, os moradores da região puderam perceber outras melhorias feitas pela própria Prefeitura de Londrina. A SMOP (Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação) fez o recape asfáltico da rotatória da Praça João Negrão e de trechos das ruas Peru, Borba Gato e da Aeronáutica. Já a Londrina Iluminação instalou os novos pontos de iluminação em LED e a CMTU fez a sinalização viária nos trechos recuperados pela Prefeitura.

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade