O vento no início da tarde chuvosa deste domingo derrubou árvores e provocou estragos em vários pontos de Londrina. Na rua Pio XII, região central da cidade, os bombeiros tiveram trabalho extra: enquanto removiam a árvore que tombou sobre o Gol placas CPG 0648, de São Paulo, eles tinham que se desviar das abelhas instaladas nos galhos.
Apesar de atingir o veículo em toda a sua extensão, a árvore - que estava com o tronco completamente oco - não causou maiores prejuízos. Apenas a parte lateral do paralamas foi danificada.
Mesma sorte não teve o vendedor Eliseu Souza Matos, 56 anos, morador da rua Deputado Fernando Ferrari, 62, Jardim Bancários. Ele estava sozinho em casa, assistindo televisão, quando a árvore despencou, destelhando parte da sala, danificando o sistema de fiação e amassando toda a frente do Fusca que estava na garagem. ''Faz quatro meses que moramos aqui. A gente já imaginava que a árvore era perigosa, dava para ver que a raiz estava oca'', conta ele, que agora quer saber quem vai ressarcir o seu prejuízo.
Leia mais:
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
Quarta-feira será de Sol e tempo estável em Londrina e nos municípios da região
Moradora de Londrina ganha R$ 100 mil no sorteio do Nota Paraná
Ministério Público recomenda alterações no Parcelamento do Solo em Londrina
De acordo com o metereologista do Simepar, Itamar Moreira, os ventos deste domingo, considerados moderados, foram consequência da passagem, pelo Paraná, de uma frente fria que já seguiu para São Paulo. ''Vários pontos do Estado tiveram ventos fortes, começando durante a madrugada na região oeste e seguindo para as outras regiões no decorrer do dia. A previsão para hoje, em Londrina, é de tempo bom, com temperaturas variando entre 19 e 28 graus.
Segundo Elsson Spigolon, Supervisor Regional da Copel, em Londrina, a chuva muito forte que caiu na região, trazendo bastante vento e intensa descarga atmosférica, provocou sobretensão em vários pontos da rede, ocasionando a interrupção da distribuição de energia, à tarde, em muitas cidades: Apucarana, Astorga, Jandaia, Rolândia, Cornélio, Bandeirantes, Nova Fátima e Ribeirão do Pinhal.