Pode-se dizer que este pré-adolescente do mundo virtual foi uma criança precoce. Quando a internet começava a se consolidar nos lares de todo o mundo, ele nascia. No começo, sua presença quase não era notada, talvez por isso ninguém saiba ao certo quem o deu à luz.
Cem milhões. Este é o número estimado de blogs existentes atualmente. E a cada dia surgem mais, já que ele virou moda na comunidade política, sobretudo em tempos de eleição.
Variados
Leia mais:
Taxação dos super-ricos é aprovada em declaração de líderes do G20
Jake Paul vê fúria de Mike Tyson, mas usa físico e vence lenda do boxe nos pontos
Trump insinua candidatura para 3º mandato, o que é proibido pela Constituição
Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis
Os blogs políticos são, de fato, os que mais se destacam. Mas não só aqueles planejados por marqueteiros de campanha. Os de professores, jornalistas e muitos internautas comuns com opiniões e pontos de vista costumam ser bastante acessados. Por isso, não há dúvida de que esta ferramenta é democrática e revolucionária.
Depois que o blog alcançou a fama, vários foram os que disseram tê-lo inventado. Entre eles está Dave Winer, editor do blog "ScriptingNews.com". Na definição dele, blog é "uma hierarquia de textos, imagens, objetos e dados colocados cronologicamente e que podem ser vistos em um navegador".
Outro que se diz pai da ferramenta é Jorn Barger, que edita o "RobotWisdom.com", um blog de fundo preto no qual predominam os links para outros sites.
Já Peter Merholz, do blog "Peterme.com", que traz uma série de posts muito bem ordenados e ainda oferece aos visitantes a oportunidade de comentá-los, diz ser o verdadeiro criador do termo.
Embora os blogs não tenham feito muito sucesso no começo, em 2003 começaram a se proliferar. Isso só aconteceu depois que o Google comprou o Blogger, um provedor do serviço no qual qualquer internauta pode se registrar e começar a escrever.
Mas nem só de política vivem os blogs. Moda, alimentação, beleza e saúde são temas de vários deles nos Estados Unidos e no resto do mundo. Outro exemplo são os chamados "city blogs", dedicados ao turismo. Neles, os internautas escrevem suas experiências e dão dicas sobre diversas cidades. Existem ainda blogs sobre empregos. Um dos mais conhecidos, com ofertas de empregadores e de pessoas interessadas em trabalho, é o "Monster Blog".
Para se ter uma idéia da força de um blog, a Apple abriu um processo contra três blogueiros que publicaram na internet segredos comerciais da empresa. Por conta desses e de outros casos, a Fundação Fronteiras Eletrônicas, com sede em San Francisco (Califórnia) e que defende a liberdade de expressão criou um guia jurídico relacionado ao funcionamento dos blogs.
Fonte: Agência EFE