No primeiro semestre deste ano, o Brasil recebeu cerca de 3,4 milhões de turistas estrangeiros, que deixaram no país aproximadamente US$ 2,2 bilhões.
O montante representa um crescimento de 10% em relação ao período de janeiro a junho de 2005, quando a contribuição dos gastos desses turistas para a economia brasileira chegou a U$ 1,8 bilhão.
Em relação ao desembarque de turistas estrangeiros, o crescimento não foi tão expressivo: 3,3 milhões visitaram o Brasil no mesmo período do ano passado.
Leia mais:
Itália debate mudanças na lei e prevê mais taxa após aumento de cidadanias
O que 'Ainda Estou Aqui' e Fernanda Torres precisam fazer para concorrer ao Oscar
Sem acordo, tratado global contra a poluição plástica é adiado para 2025
Biden concede perdão a filho após dizer que respeitaria resultado de julgamento
"Não houve um aumento tão significativo em quantidade de pessoas. Mas o gasto que eles estão deixando no país é maior. Ou seja, a gente está tendo um turista mais qualificado, que tende a gastar um pouco mais que os outros", disse o diretor de Marketing e de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Márcio Nascimento.
No acumulado do ano até setembro, os gastos de turistas estrangeiros cresceu 12,74%, na comparação com igual período de 2005, quando a receita apurada foi de US$ 2,845 bilhões.
Aniversário - O Embratur comemorou neste sábado (18) 40 anos de fundação. De acordo com o Nascimento, o bom desempenho do setor é fruto da mudança de foco de atuação do instituto, que a partir de 2003 passou a trabalhar de forma exclusiva na promoção do turismo no exterior.
Criado em 1966 no Rio de Janeiro, o Embratur passou a ser considerado autarquia especial em 1991, ganhando a condição de instituto, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Regional da Presidência da República.