Os presidentes dos Estados Unidos, George W. Bush, e do Uruguai, Tabaré Vásquez, reuniram-se neste sábado por quase duas horas na residência oficial de Vásquez em Anchorena, a 200 quilômetros de Montevidéu.
Em entrevista coletiva após o encontro, o presidente uruguaio afirmou que o presidente norte-americano representa "um povo amigo dos uruguaios" e acrescentou que "vários uruguaios vivem nos Estados Unidos onde encontraram condições de vida melhores que no Uruguai".
Em contrapartida, Bush disse que vai apoiar projetos sociais do Uruguai e parabenizou o país pelo seu crescimento econômico. Ele afirmou que a intenção de sua visita é aprofundar as políticas migratórias de forma a regularizá-las e buscar uma alternativa para que os uruguaios que chegam aos Estados Unidos de forma ilegal não sejam deportados.
Leia mais:
Itália debate mudanças na lei e prevê mais taxa após aumento de cidadanias
O que 'Ainda Estou Aqui' e Fernanda Torres precisam fazer para concorrer ao Oscar
Sem acordo, tratado global contra a poluição plástica é adiado para 2025
Biden concede perdão a filho após dizer que respeitaria resultado de julgamento
O presidente norte-americano chegou na noite de sexta-feira ao Uruguai. Movimentos sociais organizaram diversas manifestações de repúdio à visita. Também nesta sexta-feira, na Argentina, um ato contra a visita de Bush reuniu cerca de 25 mil pessoas.
Agência Brasil