Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pesquisa Datafolha

Desempenho de Lula é aprovado por 42% da população

Redação - Bonde
30 jun 2003 às 08:53

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O desempenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é considerado ótimo ou bom para 42% dos brasileiros após seis meses de governo, segundo pesquisa da Datafolha.

O índice permanece estável em relação ao levantamento realizado em março que registrou 43% de aprovação. A pesquisa mostrou ainda que 43% consideram o desempenho do presidente regular e 11% ruim ou péssimo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os brasileiros ainda esperam que o Presidente faça mais pelo Brasil. Dos entrevistados, 45% disseram que até o momento Lula fez menos do que esperavam dele. Outros 30% afirmam que ele fez exatamente o que esperavam e 17% que o presidente fez mais do que esperavam nesse período. Para 50%, Lula está fazendo um governo melhor que o de Fernando Henrique Cardoso, 31% consideram idêntico e 13 % consideram o governo atual pior.

Leia mais:

Imagem de destaque
Decisão unânime

Jake Paul vê fúria de Mike Tyson, mas usa físico e vence lenda do boxe nos pontos

Imagem de destaque
Prestes a voltar à Casa Branca

Trump insinua candidatura para 3º mandato, o que é proibido pela Constituição

Imagem de destaque
Texto oficial

Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis

Imagem de destaque
Justin Welby

Chefe da Igreja Anglicana renuncia em meio a escândalo sobre abusador infantil


Entre os eleitores do candidato do PSDB, José Serra, no 2° turno, 51% acham que o governo Lula é regular, 24% avaliam o desempenho como ótimo ou bom e 23% como ruim ou péssimo.

Publicidade


A aprovação do presidente fica acima da média entre os moradores da Região Sul (49%), Norte e Centro-Oeste (47%). A melhor avaliação é dos homens (46%, contra 39% entre as mulheres), brasileiros entre 16 e 24 anos (46%), e entre aqueles com nível superior (45%). Já os eleitores de Lula no 2° turno, 50% aprovam seu desempenho. Regular, 40% e ruim ou péssimo 6%.


A pesquisa mostra ainda que o brasileiro está otimista em relação ao cenário econômico. Apesar disso, a população está decepcionada com o desempenho no combate ao desemprego.

Publicidade


Em três meses de governo, este era considerado o principal problema do país por 31%; hoje essa taxa chega a 42%. Antes da posse, 27% consideravam que o setor onde Lula se sairia melhor era no combate ao desemprego. Em março, 13% apontaram esta área como a de pior atuação do governo petista. Hoje a taxa chega a 20%.


Os trabalhadores têm sido os mais prejudicados para 38% e os políticos os mais beneficiados para 27%. Os banqueiros também estão em boa situação, segundo o levantamento. Antes da posse, 17% acreditavam que os bancos seriam os mais prejudicados. Seis meses depois o mesmo índice aponta que eles são os mais beneficiados pelo governo, e apenas 2% acreditam que eles têm sido os maiores prejudicados.


A melhor atuação do governo, para os entrevistados, tem sido no combate à fome. Mesmo assim, o percentual dos que têm essa opinião caiu de 38% em março para 26% em junho. Além do desemprego, também foram citados como problemas do governo: a fome e a miséria (12%), segurança pública (15%), saúde (7%) e educação (3%).

A pesquisa foi realizada em 152 cidades do país e foram ouvidas 2630 pessoas, nos dias 24 e 25 de junho. A margem de erro máxima é dois pontos percentuais, para mais ou para menos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo