Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Escolha

Em plebiscito, portorriquenhos optam pela anexação aos Estados Unidos

Agência Brasil
12 jun 2017 às 09:47
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em plebiscito realizado nesse domingo (11) sobre o status jurídico de Porto Rico, 97,17% dos eleitores optaram pela anexação do país aos Estados Unidos.

O índice superou amplamente a preferência pela independência, que obteve 1,5% dos votos. Apenas 1,3% optou pelo status atual de Estado Livre Associado (ELA).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Logo após os resultados serem divulgados, o principal partido de oposição de Porto Rico, o Partido Popular Democrático (PPD), disse, por meio de seu presidente, Héctor Ferrer, que os resultados estão "longe" de serem significativos e constituem derrota para o governador Ricardo Rosselló.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fase final do concurso

Jovem de Altônia é favorita no Miss Teen Universe 2024 em Punta Cana

Imagem de destaque
Na Dinamarca

Influenciadora viraliza ao reclamar de mau cheiro dos europeus: 'A galera não toma banho'

Imagem de destaque
Análise

Lei para banir TikTok nos EUA pode inspirar Brasil contra Musk, diz professor

Imagem de destaque
Entenda

Bloqueio do TikTok pode impactar 150 milhões de americanos, sobretudo jovens


Apesar de a anexação ganhar com mais de 97% dos votos, oito em cada dez eleitores não compareceram às urnas. "Foram para a rua, à praia, ao rio. Não se importaram (os eleitores). Perderam a anexação e Rosselló. Não conseguiram a maioria", disse Ferrer em entrevista.

Publicidade


Nesse sentido, o diretor de campanha e vice-presidente do Partido Novo Progressista (PNP), Thomas Rivera Schatz, defendeu a vitória da anexação e deu pouca importância para a queda de votos em relação ao plebiscito de 2012. Naquela ocasião, a anexação conseguiu mais de 800 mil votos.


"Em Porto Rico, somos pouco mais de 3 milhões de habitantes e nos EUA há agora mais de 5 milhões", ressaltou.

O plebiscito ocorreu sem maiores incidentes, exceto pela queima de bandeiras americanas por parte de independentistas em frente à Comissão Estatal de Eleições em San Juan, após a votação. Houve também denúncias de irregularidades em alguns centros de votação, sem gravidade.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade