Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Em busca de apoio

EUA se mostram abertos a novo mandato da ONU no Iraque

Redação - Folha de Londrina
18 jul 2003 às 20:59
Continua depois da publicidade

O governo americano informou nesta sexta-feira estar aberto a considerar um novo mandato da ONU para a força internacional no Iraque, a fim de aumentar a participação de países reticentes a colaborar com tropas.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

O Departamento de Estado dos EUA indicou que estão acontecendo negociações preliminares envolvendo possíveis emendas ou a substituição da resolução 1483, que define o papel da ONU no Iraque ocupado e incentiva os Estados a participarem da manutenção da paz no território iraquiano.

Continua depois da publicidade


O porta-voz do Departamento de Estado, Richard Boucher, ressaltou que vários países, entre eles França, Alemanha, Índia, Paquistão e Rússia, afirmaram que não enviarão tropas para a manutenção da paz sem um mandato claro da ONU.


Os EUA estão cada vez mais frustrados com as dificuldades que surgem no Iraque para garantir a segurança daquele país, onde as tropas americanas enfrentam diariamente ataques de guerrilhas. Além disso, o custo da guerra é grande, mais que o dobro do previsto.

Na próxima terça-feira, o representante especial da ONU no Iraque, Sérgio Vieira de Mello, e representantes do Conselho Transitório do governo iraquiano vão discursar no Conselho de Segurança da ONU. ''A partir desse momento, veremos que rumo as negociações irão tomar'', disse Boucher.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade