O Governo brasileiro vai gastar 46,5 milhões de euros (56,7 milhões de dólares) na compra de um avião para as viagens ao estrangeiro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.O novo avião de Lula da Silva, o Airbus Corporate Jetliner, será construído por um consórcio europeu e será entregue até ao final deste ano.
A compra do avião tem sido criticada pela oposição por esta operação decorrer numa altura em que o governo brasileiro promove um programa rigoroso de cortes nos gastos públicos para diminuir o défice orçamental.
O pagamento em fevereiro da primeira prestação do avião presidencial, no montante de 13,2 milhões de euros (46,9 milhões de reais), representou 75 por cento dos investimentos efectuados pelo governo brasileiro este ano nos sectores da segurança pública, infra-estruturas e reforma agrária.
Leia mais:
Itália debate mudanças na lei e prevê mais taxa após aumento de cidadanias
O que 'Ainda Estou Aqui' e Fernanda Torres precisam fazer para concorrer ao Oscar
Sem acordo, tratado global contra a poluição plástica é adiado para 2025
Biden concede perdão a filho após dizer que respeitaria resultado de julgamento
O governo brasileiro afirma que esta compra é necessária para garantir a segurança do presidente Lula da Silva e da sua comitiva, nas viagens ao estrangeiro. O atual avião presidencial, um Boeing 707, deixou de ser utilizado há alguns anos depois de apresentar diversas avarias mecânicas.
Agência Lusa