Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Déficit recorde

Guerra eleva muito déficit público norte-americano

Redação - Folha de Londrina
15 jul 2003 às 19:28

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os Estados Unidos vão registrar um déficit público recorde de 455 bilhões de dólares durante o exercício fiscal de 2003 e de 475 bilhões de dólares em 2004, em particular por causa do custo da guerra no Iraque e no Afeganistão, segundo números publicadas nesta terça-feira pela Casa Branca.

''O déficit é agora estimado em 455 bilhões de dólares'', indicou o birô de orçamento da Casa Branca, num documento que reavalia suas previsões.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Este déficit é praticamente muito mais elevado que as precedentes projeções da Casa Branca em fevereiro, que esperava, para 2003, 304 bilhões de dálares. Para o ano fiscal de 2004, a Casa Branca trabalha com um déficit de 475 bilhões de dólares.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Itália debate mudanças na lei e prevê mais taxa após aumento de cidadanias

Selton Mello e Fernanda Torres estrelam novo filme de Walter Salles
Na torcida

O que 'Ainda Estou Aqui' e Fernanda Torres precisam fazer para concorrer ao Oscar

Imagem de destaque
ONU

Sem acordo, tratado global contra a poluição plástica é adiado para 2025

Imagem de destaque
Hunter Biden

Biden concede perdão a filho após dizer que respeitaria resultado de julgamento


''Proporcionalmente à economia, o déficit projetado permanece estável nos últimos dois anos, representando 4,2% do Produto Interno Bruto (PIB)'', precisou a Casa Branca.

Publicidade


''Depois de 2004, o déficit deverá baixar rapidamente ante o retorno da economia a um crescimento sadio e sustentável'', segundo o documento. O déficit orçamentário deveria representar 1,7% do PIB em 2008.


''Atualmente, os déficits refletem uma economia que se recupera da recessão, com gastos relacionados ao combate ao terrorismo com as receitas referentes ao aumento dos impostos no vermelho'', acrescentou.

Publicidade


O custo da guerra e a ocupação do Iraque passaram por uma revisão para mais, indo para 47 bilhões de dólares em 2003 e 20 bilhões em 2004.


O porta-voz da presidência, Scott McClellan, disse nesta terça que a Casa Branca prevê que o déficit público americano será reduzido para a metade ''nos próximos anos''.

O último déficit público recorde nos Estados Unidos datava de 1992, quando chegou a 290 bilhões de dólares.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo