Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
A 6,5 mil anos-luz da Terra

Telescópio James Webb revela novas imagens dos Pilares da Criação

- Telescópio James Webb
Redação Bonde com Agência Brasil
20 out 2022 às 16:06
Publicidade
Publicidade

O Telescópio Espacial James Webb capturou uma imagem altamente detalhada dos Pilares da Criação, uma estrutura astronômica formada por nuvens de gás e poeira a 6,5 mil anos-luz de distância da Terra. As informações foram divulgadas pela Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) nesta quarta-feira (19). 


Segundo a Nasa, os pilares tridimensionais parecem formações rochosas, mas são muito mais permeáveis. As colunas são compostas de gás interestelar frio e poeira que podem parecer semitransparentes na luz infravermelha.

Publicidade
Publicidade


As imagens dos Pilares da Criação, que ficaram famosos quando fotografados pelo telescópio espacial Hubble, da Nasa, em 1995, ajudarão os pesquisadores a reformular seus modelos de formação de estrelas, identificando contagens muito mais precisas das recém-formadas, juntamente com as quantidades de gás e poeira na região.  

Leia mais:

Imagem de destaque
Opção mais barata

Cientistas coreanos criam 'arroz bovino' para substituir carne vermelha

Imagem de destaque
Solicitação nas cortes italianas

Pedidos brasileiros de cidadania por via judicial sobrecarregam Itália

Imagem de destaque
Conheça!

Ferrari apresenta SF-24, com detalhes brancos e amarelos

Imagem de destaque
"Are you being Sirius?!"

Polícia invade hotel após varinha de Harry Potter ser confundida com facão


Com o tempo, os astrônomos começarão a construir uma compreensão mais clara de como as estrelas se formam e saem dessas nuvens empoeiradas ao longo de milhões de anos.


O Telescópio Espacial James Webb foi lançado em dezembro de 2021, fruto de parceria entre as agências espaciais dos EUA, da Europa e do Canadá. Desde janeiro deste ano  encontra-se no chamado ponto L2, localizado a 1,5 milhão de quilômetros da Terra.


Confira as imagens do Pilares da Criação feitas pelo Telescópio Hubble (esquerda) em comparação as imagens feitas pelo Telescópio James Webb (direita):


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade