Grandes liquidações são a aposta das maiores redes de varejo do País para tentar atrair os consumidores de volta às lojas neste começo de ano após o período natalino.
Nesta sexta-feira, o Carrefour, com hipermercado em Londrina e outros 85 no País, promove saldão de um dia com dois mil produtos e descontos de até 60%. Sábado de madrugada, a partir das 5 horas, será a vez do Magazine Luiza, com 25 lojas no Paraná, três das quais em Londrina, abrir as portas para a tradicional liquidação anual.
Quinta-feira, cartazes colados na porta da loja do Calçadão, em Londrina, anunciavam a promoção, que deverá ter seis horas de duração e descontos de até 70% em eletroeletrônicos, eletrodomésticos, móveis, brinquedos e produtos de informática.
A dona de casa Marlene Rosemberger e a artesã Elza Jorge Estevan pararam em frente à loja para ler os cartazes. A campanha será realizada nas 175 lojas espalhadas pelo interior de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, além do Paraná.
Em uma das lojas da rede, em Campinas, quase 20 pessoas passaram a noite de réveillon na formação de uma fila de espera pela abertura da loja. Com uma garrafa de vinho tinto, outra de espumante de cidra e algumas marias-moles, clientes guardavam o lugar marcado. A loja promete liquidação de até 70% em quase 15 mil itens. Esse é o 11º ano consecutivo da promoção da rede na cidade.
Outras pessoas jogavam dominó e baralho e conversavam, animadamente. Cadeiras de plástico, papelão dobrado e caixote acomodavam o pessoal da fila. ''Foi boa a passagem de ano, apesar do frio e da chuva'', resumiu a doméstica Sirlei Maria de Jesus, 42 anos, que está desde o Natal em baixo da marquise da loja, na esquina da Rua Francisco Glicério com o calçadão da 13 de Maio.
Ela é a primeira da fila e quer comprar microondas, máquina de lavar roupa, jogo de panelas e um colchão. ''A criançada gostou dos doces, da maria-mole'', disse, bem-humorado, o desempregado Mauro César Ricardo da Silva, 31 anos, que está com a família: a mulher, Maria Ângela, e os quatro filhos menores. ''A gente se reveza'', contou ele, planejando comprar uma televisão de 14 polegadas e uma boneca da mesma altura que a filha menor.
No ano passado o Magazine Luiza faturou R$ 15 milhões com a promoção, o equivalente a uma semana de vendas em toda a rede. A previsão para este ano é de um crescimento de 30% em relação a 2002. Entram na liquidação itens de mostruário, produtos negociados com fornecedores e até alguns com pequenos defeitos. Tudo é financiado em até 24 pagamentos. Cerca de 25 consumidores aguardavam na fila desta loja, a mais antiga da rede, desde quarta-feira.
Já a promoção do Carrefour será concentrada nos setores de eletroeletrônicos, bazar e têxtil, segundo o diretor de Markering, Alfredo Cernic. A expectativa é de que o movimento diário das lojas da rede, que em média recebem de 7 mil a 8 mil pessoas, duplique com o saldão.