O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (12), no programa Café com o Presidente, que o objetivo do governo é dar condições para que 34 milhões de jovens entre 15 e 24 anos de idade tenham acesso à universidade e ao mercado de trabalho. Ele afirmou que a educação é o mais importante investimento que um governo pode fazer e que ela vai garantir que o Brasil possa se colocar em igualdade de condições com as nações mais desenvolvidas.
"Nós estamos preocupados com esses jovens porque tudo que nós pudermos fazer para a formação deles nós estaremos garantindo que o futuro do Brasil seja definitivamente melhor", disse. "Eu olho nos olhos das mães. Eu olho nos olhos dos pais. Quando eu conto como a minha vida mudou quando eu aprendi uma profissão, eu sei como aquela mãe se sente, como aquele pai se sente porque é o maior legado que um pai pode deixar para um filho não é uma casa, um carro ou um pouco de dinheiro. O maior legado que um pai ou uma mãe pode deixar para o filho é a garantia da formação profissional, é a formação desses jovens", acrescentou.
O governo federal anunciou, na última quinta-feira (9), uma série de medidas para melhoria dos ensinos básico, profissional, superior e continuado. O ministro da Educação, Fernando Haddad, que também participou do programa, destacou uma das medidas: a criação da Universidade Aberta do Brasil.
Leia mais:
Taxação dos super-ricos é aprovada em declaração de líderes do G20
Jake Paul vê fúria de Mike Tyson, mas usa físico e vence lenda do boxe nos pontos
Trump insinua candidatura para 3º mandato, o que é proibido pela Constituição
Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis
O ministro explicou que essa universidade, que oferece aulas a distância, visa a aprimorar a formação do educador do interior do país. "O professor que está em exercício, que está numa cidade do interior, que está distante de um grande centro, ele não tinha onde se formar. Se ele já estivesse formado, ele não tinha como fazer uma formação continuada. Nós criamos uma universidade aberta que é para levar as universidades federais até os lugares mais distantes do país".
Segundo o ministério da Educação, 215 cursos de graduação devem ser oferecidos por instituições federais por meio da Universidade Aberta. Em contrapartida, municípios e estados deverão manter pólos de apoio presencial, com laboratórios de informática, salas de aula e biblioteca. A expectativa é de que, em 2007, esses pólos estejam instalados em 300 municípios.
Haddad citou outras ações do ministério nos últimos três anos como inclusão da merenda escolar nas creches, interiorização das universidades e escolas técnicas, criação de livro didático para o ensino médio e bolsas de estudo no ensino superior para jovens de baixa renda.
Ainda de acordo com o presidente Lula, a educação gera conhecimento, formação profissional e, portanto, é o caminho para que o Brasil se torne uma grande potência. "Ficando mais qualificadas (pessoas), nós vamos ter mais acesso à tecnologia. Vamos produzir produtos cada vez melhores e mais competitivos e vamos poder melhorar a vida do povo e melhorar a vida do país", disse.
Informações da ABr