O governo brasileiro espera retirar até a próxima sexta-feira (28) cerca de 1500 brasileiros que estão no Líbano sob os ataques militares de Israel para atingir bases do grupo armado Hizbollah. Um comboio com 500 cidadãos brasileiros sairá nesta segunda (24) do Vale do Bekaa, no Líbano, percorrendo 14 horas pela região norte do país, até chegar a Damasco, capital da Síria. Um segundo comboio fará, o mesmo percusso na terça-feira, levando entre 400 e 500 brasileiros.
Após a retirada dos cidadãos no Líbano, o segundo passo será confirmar todas as alternativas possíveis para o retorno ao Brasil. Um navio canadense saiu domingo (23) do porto de Beirute com destino a Turquia levando 75 brasilleiros. Um avião da empresa aérea brasileira TAM, que estava emprestado para uma Companhia dos Emirados Árabes, pousará em Damasco, na quarta-feira, de onde se decolará para o Brasil trazendo 220 brasileiros. Os vôos da Força Aérea Brasileira (FAB) também tem capacidade para transportar pelo menos 440 passageiros até o final da semana.
Os detalhes das operações foram dadas pelo embaixador Everton Vargas, coordenador do grupo de apoio para o resgate de brasileiros do Líbano, que afirmou esperar que os dois comboios de ônibus, previstos a partir do Vale do Bekaa, saiam com "toda a segurança", da região de conflito, e que cheguem a Damasco, da melhor maneira. O trajeto está sob ataques militares, mas o governo brasileiros entrou em contato com as autoridades israelenses para buscar a garantia de segurança do grupo.
Leia mais:
Taxação dos super-ricos é aprovada em declaração de líderes do G20
Jake Paul vê fúria de Mike Tyson, mas usa físico e vence lenda do boxe nos pontos
Trump insinua candidatura para 3º mandato, o que é proibido pela Constituição
Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis
Após a chegada na Síria, os brasileiros entrarão no vôo cedido pela TAM, que deverá decolar da capital às 14 horas, chegando Brasil, às 22 horas no aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O embaixador Everton Vargas explicou que a TAM, está coordenando um pool de empresas aéreas para ajudarem no resgate de brasileiros da área de conflito no Oriente Médio.
"Nós esperamos que possamos anunciar, proximamente, a conclusão desses entendimentos, entre a TAM e essas outras compahias. Esses entendimentos, dependem de detalhes operacionais, logisticos, para que possamos trazer uma leva significativa que estarão em Damasco, saidos do vale do Bekaa", afirmou Vargas.
A Força Aérea Brasileira (FAB) fará até a próxima sexta-feira quatro vôos saindo da cidade turca de Adana. "Hoje já levantou um Boeing da FAB, de Adana, com 150 brasileiros, devendo chegar nesta segunda-feira a Recife", disse o embaixador.
A crise entre Israel e Líbano - que entra em seu 13º dia de confronto - foi desencadeada pela captura de dois soldados israelenses no dia 12 de julho por militantes do Hezbollah. Os militantes exigem a troca de prisioneiros com Israel. Os israelenses se retiraram do sul do Líbano em 2000.
Informações da ABr