Fitas com imagens e vozes de dois líderes da Al Qaeda aumentam a preocupação de novos ataques terroristas contra alvos dos Estados Unidos.
Na quarta-feira, véspera do segundo aniversário do ataque de 11 de setembro, a rede de televisão Al-Jazeera, do Catar, divulgou o que disse ser uma nova fita de Osama bin Laden e seu médico e principal assessor Ayman al-Zawahiri encorajando novos ataques contra norte-americanos.
A voz atribuída a bin Laden elogia os "mártires" que lançaram os aviões sobre as torres gêmeas do World Trade Center, Pentágono e em área desabitada no estado da Pensilvânia há dois anos , matando mais de 3 mil pessoas. A voz menciona vários dos sequestradores suicidas pelo nome.
Leia mais:
Jake Paul vê fúria de Mike Tyson, mas usa físico e vence lenda do boxe nos pontos
Trump insinua candidatura para 3º mandato, o que é proibido pela Constituição
Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis
Chefe da Igreja Anglicana renuncia em meio a escândalo sobre abusador infantil
Oficiais do setor de inteligência dos Estados Unidos ouvidos pela CNN lembraram que a divulgação de fitas atribuídas a bin Laden/Al Qaeda têm sido seguidas por ataques a interesses do Ocidente.
Outra voz, atribuída al-Zawahiri, avisa que a guerra contra os Estados Unidos está longe de acabar e exorta os "lutadores" do Iraque "a enterrarem eles (os americanos) no cemitério iraquiano".Ele também manda mensagem ao povo palestino: "A ferida da palestina está sangrando no coração de cada um dos muçulmanos e, com a ajuda de Deus, nós não deixaremos a América viver em paz e em segurança enquanto a questão palestina não for resolvida".
As imagens da fita divulgada pela televisão do Catar mostram bin Laden e al-Zawahiri caminhando por terreno montanhoso. Não se sabe quando nem onde a fita teria sido filmada, mas a televisão Al-Jazeera especula que poderia ter sido entre abril ou maio.
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, disse que a fita é só uma maneira da organização terrorista provar aos seus seguidores que está bem. "Eles estão tentando fingir que estão funcionando bem para o que os seguidores mandem dinheiro", disse a um entrevistador da rede pública de televisão dos EUA
A CNN informa ainda que oficiais da inteligência dos Estados Unidos estão analisando as imagens e o áudio da nova fita e que dentro de um dia ou dois seriam capazes de determinar se as vozes são mesmo dos líderes da Al Qaeda.
Bin Laden foi visto pela última vez em uma fita de vídeo no final de 2001. Acredita-se que ele esteja escondido em algum lugar na fronteira do Paquistão com o afeganistão.
Identificado como o mentor do atentado de 11 de setembro, Khalid Shaikh Mohammed, preso há poucos meses por oficiais da inteligência do Paquistão, disse que esteve com bin Laden em dezembro de 2002
O último comunicado de bin Laden foi em 7 de abril deste ano e o de al-Zawahiri, em 3 de agosto.