Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Segurança nacional

Novo programa é lançado para conter a violência

Redação Bonde
21 ago 2007 às 09:23

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na tarde desta segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), às 15h30, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, acompanhado do ministro da Justiça, Tarso Genro, de parlamentares e outras autoridades.

Com investimentos previstos de R$ 6,707 bilhões até 2012, o programa atenderá inicialmente 11 regiões metropolitanas do país que apresentam os maiores índices de violência e criminalidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O Pronasci, desenvolvido pelo Ministério da Justiça, tem como eixo a integração de políticas de segurança pública com atividades sociais e será implementado por meio de ações conjuntas do governo federal, estados e municípios.

Leia mais:

Imagem de destaque
Tributação progressiva

Taxação dos super-ricos é aprovada em declaração de líderes do G20

Imagem de destaque
Decisão unânime

Jake Paul vê fúria de Mike Tyson, mas usa físico e vence lenda do boxe nos pontos

Imagem de destaque
Prestes a voltar à Casa Branca

Trump insinua candidatura para 3º mandato, o que é proibido pela Constituição

Imagem de destaque
Texto oficial

Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis


As 11 regiões metropolitanas que primeiro serão atendidas pelo programa são: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília e Entorno (DF), Curitiba (PR), Maceió (AL), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).

Publicidade


Durante o o café-da-manhã com jornalistas, no dia do lançamento, Genro lembrou que o Pronasci tem como foco principal os jovens entre 15 e 29 anos, em situação de risco e 70% desses jovens que deixam a cadeia são reincidentes.


O programa vai buscar, de acordo com o Ministério da Justiça, facilitar o acesso aos programas sociais do governo e investir em novas ações de prevenção e recuperação, com o apoio de equipes multidisciplinares, formadas por assistentes sociais, psicólogos, educadores e pedagogos.

Publicidade


Os recursos serão liberados à medida que os estados e os municípios forem se adequando às exigências do Pronasci. Uma delas é a própria instalação dos Gabinetes de Gestão Integrada, que serão compostos por 11 representantes do estado, três do município e um do Conselho Estadual de Direitos Humanos.


De acordo com a assessoria de imprensa do ministério, as metas do Pronasci incluem também a melhoria do sistema de segurança pública e prisional, com valorização dos profissionais da área; o desenvolvimento de projetos educativos e profissionalizantes para ressocialização e a intensificação de medidas contra o crime organizado e a corrupção policial.


As ações de qualificação e capacitação das polícias também começarão este ano, e será oferecida uma complementação salarial (bolsa formação) para aqueles que aderirem aos cursos. A bolsa vai contribuir, inclusive, para reduzir as diferenças salariais existentes hoje entre os estados. O ministro disse que a expectativa é que o policial que participar dos cursos não ganhem menos que R$ 1.400,00 por mês.

Com informações da ABr


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo