Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Medida histórica

Papa muda Catecismo e declara pena de morte como inadmissível

ANSA
02 ago 2018 às 13:25
- ANSA
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em uma medida histórica, o papa Francisco aprovou uma mudança no Catecismo da Igreja Católica para declarar a pena de morte como algo inadmissível, já que "atenta contra a inviolabilidade e a dignidade da pessoa". A revisão do artigo 2267 foi assinada pelo cardeal Luís Ladaria, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, e será publicada nesta quinta-feira (2) no Osservatore Vaticano.

No documento, o Papa também se compromete com a abolição da medida em todo o mundo e explica que "durante muito tempo o recurso à pena de morte por parte da autoridade legítima, depois do devido processo, foi considerado uma resposta apropriada à gravidade de alguns delitos e um meio aceitável, embora extremo, para a tutela do bem comum".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Ainda segundo o texto, hoje é cada vez mais presente a consciência de que a dignidade das pessoas não se perde nem mesmo após ter cometido crimes gravíssimos. Desta forma, "foram implementados sistemas de detenção mais eficazes, que garantem a defesa dos cidadãos, mas, ao mesmo tempo, não tiram a possibilidade de o reú se redimir".

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Bloqueio do TikTok pode impactar 150 milhões de americanos, sobretudo jovens

Imagem de destaque
Na Austrália

Humorista expulsa mulher e bebê de show e gera debate sobre direito das mães

Imagem de destaque
Durante exercício

Cavalos fogem do Palácio de Buckingham, machucam pessoas e danificam carros

Imagem de destaque
Pressão

Senado dos EUA aprova projeto que pode proibir TikTok no país

Na versão antiga do Catecismo, livro que contém a explicação da doutrina da Igreja Católica, não se excluía a pena capital em casos extremos. Para apresentar a mudança, o cardeal Ladaria enviou uma carta aos bispos de todo o mundo na qual enfatizava a importância da consciência do respeito que se deve a toda vida humana. (ANSA)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade