Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Divulgação

Pedágio brasileiro é o mais caro do mundo

Simone Albieri - Redação Bonde
19 ago 2004 às 10:50

Compartilhar notícia

Existiam apenas 25 praças pedagiadas no país. Depois do processo de privatização passaram a ser mais de 120 praças - Arquivo Folha de Londrina
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

De acordo com reportagem feita por um portal, divulgada nesta quinta-feira, as informações dão conta que o pedágio mais caro do mundo é o brasileiro. A matéria também aponta o aumento do número de praças de pedágio em todo o país.

Segundo o texto, a própria Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias (ABCR) reconhece que antes da privatização das estradas brasileiras existiam 25 praças de pedágio em todo o país. Depois do processo, passaram a ser mais de 120 praças. No Paraná, seis empresas exploram o pedágio, totalizando quase 30 praças.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em outro comparativo, um veículo de passeio paga em média R$ 3,70 de pedágio a cada 66 km trafegados nas rodovias brasileiras. Numa viagem entre São Paulo e a cidade de Ribeirão Preto, localizada a 330 km de distância, paga-se R$ 56,06 somente de pedágio.

Leia mais:

Imagem de destaque
Tributação progressiva

Taxação dos super-ricos é aprovada em declaração de líderes do G20

Imagem de destaque
Decisão unânime

Jake Paul vê fúria de Mike Tyson, mas usa físico e vence lenda do boxe nos pontos

Imagem de destaque
Prestes a voltar à Casa Branca

Trump insinua candidatura para 3º mandato, o que é proibido pela Constituição

Imagem de destaque
Texto oficial

Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis


Eduardo Marcial Ferreira Jardim, professor titular da Universidade Mackenzi e doutor em direito tributário, contesta a legitimidade da cobrança do pedágio por considerá-lo um imposto, e não uma taxa.

Publicidade


Segundo o professor, considerando o pedágio uma taxa, qualquer portaria administrativa pode implementar e regulamentar a cobrança. Mas se o pedágio for considerado um imposto, sua cobrança só seria possível mediante a criação e aprovação de uma Lei federal.


O tributarista admite que o usuário final pouco pode fazer contra a cobrança, mas afirma que "pressionar o Congresso e governo para se posicionarem sobre o assunto é tarefa dos cidadãos, que podem exigir o cumprimento da Constituição Federal". Para Ferreira Jardim, "a inconstitucionalidade da cobrança do pedágio e de outros tributos é uma afronta à cidadania".

Informações da AEN


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo