Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Estados Unidos

Tensão faz Trump xingar no último debate antes das eleições

Agência Brasil
20 out 2016 às 11:24

Compartilhar notícia

- Gary He/Agência Lusa
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A 20 dias das eleições para a presidência dos Estados Unidos, os candidatos republicano Donald Trump e democrata Hillary Clinton voltaram a trocar acusações no terceiro e último debate da corrida eleitoral. Transmitido ao vivo na quarta-feira (19), a partir de Las Vegas, cidade do estado de Nevada, para todo o território norte-americano por redes de televisão, de rádio, pela internet e até em salas de cinema, o debate, em determinados momentos, passou longe das propostas políticas de cada um dos partidos e resvalou para ataques pessoais. Hillary chamou Trump de "fantoche" do presidente da Rússia, Vladimir Putin. E Trump se referiu a Hillary como "mulher desagradável".

Sob pressão para conter a queda nas pesquisas, desde que nove mulheres o acusaram de assédio sexual, e também desde que foi divulgado um vídeo em que faz comentários desrespeitosos às mulheres, Donald Trump procurou, durante o debate, desqualificar as acusações das mulheres. Ele disse que elas são "falsas" e que as mulheres que o acusam provavelmente só desejam a "fama".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Trump procurou garantir os votos dos eleitores conservadores com a promessa de deportar imigrantes ilegais, apoiar o direito de uso de arma e de nomear juízes da Suprema Corte que possam derrubar propostas que defendam o direito do aborto.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atrapalhando o aprendizado

ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino

Imagem de destaque
Veja os detalhes

Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025

Imagem de destaque
País que mais mata jornalistas

Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes


Transferência pacífica de poder

Publicidade


O moderador do debate, Chris Wallace, observou que a transferência pacífica de poder é uma característica da democracia americana. Ele lembrou, porém, que isso depende de o candidato perdedor aceitar a validade dos resultados eleitorais. Wallace perguntou a Trump se ele aceitaria o resultado do pleito mesmo que perdesse as eleições. Trump primeiramente respondeu que a eleição está sendo manipulada contra a sua campanha. Depois, dirigindo-se ao moderador, o candidato republicano afirmou: "Vou mantê-lo em suspense, está bem?". Nesse momento, Hillary comentou: "Isso é horrível".


Hillary Clinton disse também que toda vez que Donald Trump pensa que algo não está indo em seu benefício, ele afirma que "essas coisas são manipuladas" .

Ao deixar a resposta em suspense, Trump amplia a crise provocada há uma semana pela sua afirmação de que, se perder, a derrota decorrerá de fraude. Tal afirmação provocou críticas a ele não só no Partido Democrata como de seus próprios colegas do Partido Republicano. Os que discordam de Trump temem que a acusação de fraude possa provocar a não aceitação do resultado eleitoral pelos eleitores republicanos por considerarem o processo ilegítimo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo