Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
7,5 graus

Terremoto no Peru é sentido em Rondônia e Amazonas

Redação - Bonde
26 set 2005 às 13:11

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O terremoto de aproximadamente 7,5 graus na Escala Richter que atingiu o Peru na noite deste domingo (25) foi sentido em parte dos estados do Amazonas e Rondônia.

De acordo com professor do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, Vasile Marza, o tremor sentido no Brasil pode ter alcançado 3 graus na Escala Mercalli Modificada, que descreve os efeitos das ondas sísmicas no meio ambiente e seres humanos. A escala vai de 1 (percebido apenas por instrumentos) a 12 (cataclismo).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O terremoto no Peru causou a morte de uma pessoa, e deixou outras 20 feridas --cinco delas em estado grave--, segundo o jornal "El Comercio".

Leia mais:

Imagem de destaque
Decisão unânime

Jake Paul vê fúria de Mike Tyson, mas usa físico e vence lenda do boxe nos pontos

Imagem de destaque
Prestes a voltar à Casa Branca

Trump insinua candidatura para 3º mandato, o que é proibido pela Constituição

Imagem de destaque
Texto oficial

Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis

Imagem de destaque
Justin Welby

Chefe da Igreja Anglicana renuncia em meio a escândalo sobre abusador infantil


O tremor ocorreu às 20h58 deste domingo (22h58 de Brasília), e teve seu epicentro registrado a 85 km ao sudeste de Moyabamba. O abalo afetou o sistema de comunicações e de energia em várias cidades.

Publicidade


Segundo o Instituto Geofísico peruano (IGP), o terremoto foi sentido com força em Lima (capital), Iquitos, Trujillo, Chiclayo, Chimbote, Cajamarca, Piúra, Tarapoto, Moyabamba e Bagua, todas cidades situadas no noroeste e na costa norte peruana, assim como no Equador e no norte do Brasil.


Segundo Marza, a maioria dos terremotos ocorre nos primeiros 40 quilômetros da superfície e não são sentidos em longas distâncias. Mas os sismos intermediários, que vão até 300 quilômetros de profundidade, quando são fortes como o que ocorreu no Peru, podem ser percebidos em até 3 mil quilômetros de distância, principalmente em prédios acima dos 10 andares.

Informações da ABr e Folha Online


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo