Um manual sobre como os proprietários de bares, restaurantes e casas noturnas devem agir quando o cliente não pagar a conta foi criado pela Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas do Paraná (Abrabar), que representa esses estabelecimentos.
A polêmica sobre esse assunto surgiu depois do caso do jovem de 18 anos que teve uma das pernas amputadas depois de supostamente ter sido agredido no dia 6 de maio, por seguranças do James Bar, no Batel, em Curitiba. O advogado da Abrabar, Nivaldo Migliozzi, explica que a primeira providência a ser tomada quando o cliente recusar pagar a conta é chamar a polícia e registrar um boletim de ocorrência.
De acordo com o manual, o proprietário do estabelecimento também vai poder apreender bens do cliente como garantia do pagamento.
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O uso de notas promissórias não é a opção mais recomendada e só será usado como último recurso. Segundo o advogado da Abrabar, essas medidas têm o objetivo de mostrar aos donos de bares, restaurantes e casas noturnas que há meios de agir.
O manual será protocolado na OAB-PR, na Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, no Procon e na Delegacia do Consumidor. (Com informações da BandNews FM Curitiba)