Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nova lei

Academias terão que identificar educadores físicos no PR

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
23 out 2013 às 19:21

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A obrigatoriedade dos estabelecimentos que atuam em áreas de atividades físicas e desportivas – como academias – a informarem à população o registro profissional dos seus colaboradores, de forma clara e legível, agora é lei no Paraná. No início de outubro, o governador Beto Richa sancionou o projeto de lei do deputado estadual Rasca Rodrigues (PV), que já está em vigor e conta com apoio do Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região (CREF9/PR).

A lei se aplica para academias de atividades físicas, clubes esportivos, recreativos, escolas de iniciação desportiva e estabelecimentos que ministrem atividades similares. O projeto tem como base a Lei Federal 9.696/1998 e resolução do Conselho Federal de Educação Física (Confef).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Queremos assegurar o bem estar e a saúde da população. Sabemos que praticar uma atividade física sem a orientação profissional adequada pode trazer riscos sérios e até irreversíveis à saúde", disse Rasca Rodrigues, autor da Lei.

Leia mais:

Imagem de destaque
Réu é de Londrina

Testemunhas e acusado da morte de mulher e filha no Japão começam a ser ouvidos nesta terça

Imagem de destaque
Veja o vídeo

Cachorrinha com cinco filhotes para viatura da Polícia Civil e pede ajuda em Curitiba

Imagem de destaque
Oportunidades

Semana começa com 20,8 mil vagas de emprego no Paraná

Imagem de destaque
Expectativa com bons preços

Ceasa espera vender 4% a mais neste fim de ano em relação a dezembro de 2023


"Esta lei é muito importante porque favorece a sociedade dando garantias aos usuários dos estabelecimentos de que existe profissional registrado e qualificado para as atividades, e este profissional é o educador físico", comentou o presidente do Cref9/PR, Antônio Eduardo Branco.


MAIS SEGURANÇA - "A lei vai trazer mais segurança para as pessoas. O problema de não se ter um profissional registrado no Cref9/PR e qualificado é muito grave e traz riscos sérios para as pessoas", disse Branco. Segundo ele, em 2013 foram presas 26 pessoas em ações de fiscalização do Cref9/PR em conjunto com o Nucrisa (Núcleo de Repressão aos Crimes Contra a Saúde) da Polícia Civil do Paraná.

"A gravidade do problema é tanta que nos últimos 30 dias foram fechadas 37 ‘pseudo-academias’ em Curitiba e 19 em Maringá", alertou Branco. Segundo ele, no Paraná são 22.500 profissionais de educação física e 2.700 estabelecimentos registrados pelo Cref9/PR.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo