O novo comandante-geral da Polícia Militar (PM) do Paraná, coronel Maurício Tortato, assume o cargo nesta quinta-feira (21). Ele assume a função antes ocupada pelo coronel César Vinícius Kogut, que entregou o cargo no dia 7 de maio no auge da crise deflagrada após a repressão violenta da PM à manifestação dos servidores estaduais no Centro Cívico de Curitiba, no dia 29 de abril. Kogut pediu exoneração do comando-geral justificando "dificuldades intransponíveis" com a direção da Secretaria do Estado de Segurança Pública (Sesp), na época ocupada pelo deputado federal Fernando Francischini (SD), que também acabou deixando o cargo no dia seguinte.
Desde o dia 7 de maio o posto era ocupado interinamente pelo coronel Carlos Alberto Bührer Moreira, chefe do Estado Maior da PM. A solenidade militar de passagem de comando acontece às 10 horas no pátio do Quartel do Comando Geral, na Rua Marechal Floriano Peixoto, 1401, no bairro Rebouças. Foram convidados a participar da solenidade o governador Beto Richa (PSDB), o secretário interino de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, Wagner Mesquita de Oliveira, comandantes regionais e de demais unidades da Polícia Militar, além de oficiais e praças da corporação, familiares e convidados.
Segundo a assessoria de imprensa da PM, o coronel Tortato pautará suas ações no policiamento comunitário, polícia de proximidade e foco no cidadão. Ainda segundo a assessoria de imprensa,
Tortato ingressou na PM do Paraná no ano de 1985, aspirante a partir de 1987. Como oficial superior comandou o 17º Batalhão da PM, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Foi diretor da Diretoria de Apoio Logístico (DAL) da corporação; chefe do Estado Maior e responsável pela Corregedoria da PM. Também foi diretor-geral da Secretaria da Segurança Pública.