O Ibama, em ação fiscalizatória conjunta com os Correios, interceptou nesta semana, um pacote com aranhas caranguejeiras exóticas, provenientes de Joanesburgo, na África do Sul, com destino a uma cidade no interior do estado do Paraná.
A encomenda foi identificada nos procedimentos de raio-x dos Correios, quando então os agentes ambientais federais do Ibama depararam-se com produto de tráfico internacional de animais silvestres: quatro aranhas caranguejeiras exóticas, vivas, acondicionadas em recipientes plásticos, vindas diretamente do continente africano.
O Superintendente do Ibama no Paraná, Jorge Augusto Callado Afonso, observa que "é importante a efetividade dos convênios do Ibama para atuações em cooperação com outras instituições nas ações de combate à ilícitos ambientais". Ele ressalta ainda, que esta ação está inserida no contexto da fiscalização das operações de comércio exterior nos portos, aeroportos, áreas alfandegárias e aduaneiras.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
"Com a aproximação da Copa do Mundo na cidade de Curitiba, a Superintendência do Ibama intensificará as rotinas de fiscalização junto aos Correios" - relatou Jorge Callado.
Desde 2012, o Ibama desenvolve parceria no Paraná com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o que possibilita que o órgão ambiental tenha maior eficiência em agir nos crimes de tráfico de animais e biopirataria. A introdução de animais silvestres no país sem a devida autorização, além de significar um risco para a fauna nativa configura também crime ambiental, com pena de detenção de até um ano de prisão e multa.
Os animais apreendidos foram encaminhados à Secretaria de Saúde do Estado do Paraná para identificação e, tratando-se de espécie exótica, para as devidas destinações que impeçam a introdução da espécie no meio ambiente. O receptor foi multado conforme legislação.