Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cadastro começa hoje

Arapongas assina contrato para reduzir tarifa de pedágio para moradores

Luís Fernando Wiltemburg - Redação Bonde
17 jul 2017 às 11:32
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Prefeitura de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina) e a Viapar, concessionária de rodovias que explora praça de pedágio entre o município e Rolândia, assinaram contrato que garante redução de 79% no valor da tarifa para veículos leves de passeio e de 74% para veículos de cargas com até três eixos.

Entretanto, o acordo, assinado na última sexta-feira (14), só garante o benefício para quem comprovar passagens frequentes pelas cancelas, por motivos como trabalho, estudos ou tratamento de saúde. O cadastro começa na tarde desta segunda-feira (17) e o desconto só começa a valer quando a lista for encaminhada para a concessionária, ainda sem prazo definido.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O acerto vai contra a expectativa do Movimento Tarifa Zero, organização iniciada em Rolândia e que pretendia cancelas liberadas para moradores do município. Os representantes em Arapongas reclamam do alto valor cobrado, que encarece o dia a dia de quem trabalha ou estuda em outras cidades, como Londrina e Rolândia. O movimento também pleiteava a manutenção do acesso a Rolândia por meio da estrada do Ceboleiro, a qual têm chegavam por um trecho aberto ao fim da rua Rabilonga Vermelha.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta de golpes

Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS

Imagem de destaque
Luta pela preservação

Paraná reconhece dívida histórica com os povos indígenas

Imagem de destaque
Mudanças no cardápio

Lei que estimula peixe na merenda do Paraná deve beneficiar produtores independentes

Imagem de destaque
História de uma vida

Em 'Aquarius' paranaense, aposentada de Curitiba se nega a vender apartamento a incorporadora de Londrina


Pelo contrato assinado, a Viapar, além do desconto nas tarifas, vai fazer adequações nas marginais da PR-445 que cortam Arapongas; implementar iluminação por superpostes na BR-369 entre Apucarana e Arapongas; e construir uma entrada alternativa para a rodoviária. "Essas três obras serão no montante de R$ 16 milhões", afirma o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC). Em contrapartida, a administração municipal se compromete a garantir o fechamento do acesso entre a Estrada do Ceboleiro e a rua Rabilonga Vermelha. "Esse acesso é um trecho aberto dentro de um lote, não uma rua oficial. Mantê-lo seria permitir uma fuga do pedágio", justifica.

Publicidade


A expectativa é que cerca de 10 mil passagens pelas praças de cobrança sejam beneficiadas por mês com a redução tarifária. Onofre estima que entre 2 mil e 2,5 mil veículos sejam inscritos. Podem se cadastrar moradores de Arapongas cujos veículos sejam emplacados no município. Também é necessário confirmar a necessidade mínima de três travessias por semana. "Depois de cadastrados, os veículos receberão um 'tag' (equipamento que abre automaticamente a cancela, com cobrança automática e sem a necessidade de parar nas cabines) e podem começar a usar", explica Onofre.


Conforme nota enviada pela Viapar, as informações a respeito da contrapartida do acordo serão repassadas apenas pela Prefeitura de Arapongas. Em relação à possibilidade de desconto, cabe a empresa deliberar pela redução ou não. Após o envio do cadastro de todos os motoristas, aproximadamente dois dias o desconto já começa a ser aplicado. O benefício de quem sai de Rolândia e vai para Arapongas ainda está sendo negociado.

(Atualizada às 16h19)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade