A cidade de Arapongas é a primeira na região a contratar uma empresa especializada em descarte ecológico de lâmpadas fluorescentes. O trabalho teve início nesta semana, através do projeto Operação Papa-Lâmpadas, desenvolvido por uma empresa especializada em descarte de lâmpadas, com sede em São Paulo e franquias em todo Brasil.
Conforme Junior Vieira Dias, um dos responsáveis pela franquia em Arapongas, basicamente, o projeto usa o sistema de unidades móveis e leva o equipamento de trituração até os locais geradores e se encarrega de todo processo de descarte, desde a manipulação das lâmpadas, trituração e destinação final dos resíduos, que são enviados para a sede da empresa.
O trabalho de trituração utiliza a Bulb Eater, um equipamento de última geração, com duplo sistema de filtragem, que separa o vidro do mercúrio, sem riscos ao operador ou a pessoas próximas ao local onde está sendo feita a trituração.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
O primeiro descarte em Arapongas aconteceu nesta segunda-feira, quando foram trituradas cerca de mil lâmpadas que estavam guardadas em um depósito da prefeitura. As lâmpadas provêm em sua maioria de prédios públicos e correspondem a um período de seis meses de recolhimento.
O trabalho foi acompanhado pelo secretário de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente, Jair Milani, que destacou a importância do projeto. ''Agora, com esse projeto, o município avança mais um passo em direção a uma política eficiente de preservação do meio ambiente através da reciclagem'', comentou Milani. ''Com esta iniciativa da prefeitura, a expectativa é que outros setores que têm grande quantidade deste material estocado também adotem o descarte ecológico'', acrescentou.