Cerca de 420 mil alunos da rede pública de educação básica do Paraná participam, nesta quarta-feira, da sexta edição da Avaliação do Rendimento Escolar (AVA), levantamento bianual que mede o desempenho de alunos de 4ª e 8ª série do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio. Ao todo, 3218 escolas municipais e estaduais, dos 399 municípios paranaenses, farão a prova. A adesão da rede municipal ao sistema é voluntária, mas a escola precisa ter pelo menos 50 alunos matriculados em cada série avaliada.
Os conhecimentos medidos são na área de Língua Portuguesa (com produção de texto), Matemática e Ciências (que no ensino médio abrange Química, Física e Biologia). "A avaliação permite obter dados sobre as escolas, os alunos, os professores e os gestores escolares. Os desempenhos alcançados pelos alunos e subsidiam a Secretaria da Educação e órgãos municipais na tomada de decisões quanto à política educacional a ser seguida", explica Maria Luiza Marques Dias, coordenadora de Informações Educacionais da Secretaria Estadual da Educação.
Este ano, a principal novidade é a inclusão de alunos da 3ª série do ensino médio, que não eram avaliados até então. Outra mudança é que a aplicação das provas voltará a ser feita por professores da própria escola, mas de séries e disciplinas diferentes daquela que está sendo avaliada. Um coordenador externo supervisionará os trabalhos.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, os resultados são avaliados pela escola (professores e diretores), em conjunto com os pais dos alunos, a fim de compreender os pontos fracos e buscar alternativas para reforçar o aprendizado.