O vereador Mario Celso Cunha (PSB) propôs um projeto de lei na Câmara de Curitiba exigindo que toda agência bancária instale identificadores de digitais, para maior segurança dos clientes.
O parlamentar defende que todo cliente, antes de entrar num banco da capital, seja cadastrado. A identificação facilitaria o trabalho da polícia em caso de roubo no interior da agência ou fora dela, crime comum em Curitiba. No último mês, dois homens morreram depois de reagir a assalto após fazerem saques. "Assim fica possível o controle dos acessos e a respectiva identificação em caso de necessidade, além da medida coibir a intenção dos marginais, ampliando as perspectivas de segurança, preservando a integridade dos clientes e credibilidade das agências", justificou.
A proposta prevê que o aparelho deve ser instalado junto à porta giratória de segurança. Ela deverá liberar automaticamente a passagem apenas quando o leitor fizer a devida identificação da pessoa (com site Bem Paraná e assessoria da Câmara d Curitiba).