A prefeitura de Curitiba vai abrir licitação no início do segundo semestre para contratação da primeira etapa de obras para implantação do Eixo Metropolitano de Transporte, na BR-476 (antiga 116).
O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira pelo prefeito em exercício, Beto Richa (PSDB), após o encerramento dos trabalhos da missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Curitiba.
O banco irá financiar as obras do Eixo, previstas num pacote de empréstimo no valor global de US$ 80 milhões. Neste total estão incluídas outras intervenções para melhoria e segurança viária e ampliação da Rede Integrada de Transportes.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Os técnicos do BID passaram 15 dias em Curitiba revisando os projetos, orçamentos e documentos contidos no pedido de empréstimo e aprovaram a solicitação. Agora, o processo entra em tramitação nas instâncias do banco em Washington e a previsão é que a contratação ocorra dentro dos próximos quatro meses.
Tramitação – Paralelamente à tramitação em Washington, o pedido de empréstimo tem que cumprir algumas exigências burocráticas do governo federal, que será o avalista da contratação. Entre estas exigências estão a aprovação da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
Para a prefeitura, o próximo passo a ser cumprido antes da licitação é o encaminhamento à Câmara Municipal de um pedido de suplementação orçamentária, para incluir os recursos do financiamento no orçamento do município. A solicitação será enviada já na próxima semana e a expectativa é que ela possa ser aprovada antes do recesso de julho.