Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Bom gosto à mesa

Zeca Corrêa Leite - Folha do Paraná
11 out 2001 às 10:52

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Da pintura para as molduras. O artista plástico Robson Kalil não abandonou as telas, mas nos últimos cinco anos sua prioridade está na empresa Vincenza – Molduras & Artes que mantém no bairro Santa Felicidade, em Curitiba, com franquia no centro da cidade, num ponto nobre da Rua Carlos de Carvalho. Robson apresenta sua empresa, da qual é um dos sócios:
– A gente atende diversos segmentos, desde o arquiteto do designer até aquele pessoal que curte moldura barroca, vitoriana. Vamos da linha mais limpa até a mais ornamentada.
Ele conta que há um mercado atuante na cidade, e o segmento das molduras tende a aumentar pela informação crescente do público. As pessoas estão cada vez mais tendo acesso a novidades da decoração. Pelo ir e vir das tendências, também a Vincenza preocupa-se em estar atualizada com os ditames que chegam do exterior, especialmente a Europa.
Fora do território dos negócios, Robson Kalil é também um expert na cozinha. "Como sou de família árabe, tenho amor pela mesa que é uma característica nossa. É uma coisa que vem de pai para filho", explica. "Inclusive, cozinho só para mim. Às vezes quero fazer uma refeição legal, mas não tenho nada planejado. Então fico olhando na geladeira, pego um pouco disto, daquilo e acabo criando um bom prato".
Foi numa dessas que surgiu o "Frango ao Creme de Espinafre" que ilustra a página. Modesto, Kalil não é de falar muito de sua produção culinária, mas concorda que alguns pratos trazem a sua assinatura como o "Medalhão de Mignon com Molho de Framboesa" e "Mignon com Cebolas Carameladas e Molho de Queijo Gorgonzola". Porém, os amigos garantem que seu talento na cozinha estende-se às massas. "São inesquecíveis", afirmam em uníssono.
Tímido, ele não aceita que o chamem de um sujeito refinado. "Também faço minhas gororobas, do tipo misturar tudo numa panela e ver no que vai dar. Se você analisar, a cozinha é uma questão de coisas simples. O mignon pode ser substituído por coxão mole. O essencial é o molho, que vai dar o toque". Quando cai alguma receita em suas mãos, costuma fazer "uma releitura", e mesmo experimentando um prato novo, já aconteceu de imaginar outros ingredientes que se casassem melhor.
"De modo geral gosto de criar uma coisa diferente, com um visual bonito e, claro, com sabor. Procuro valorizar determinado sabor nos meus pratos. Neste 'Frango ao Creme de Espinagre' optei em valorizar quase que uma ausência de temperos variados, ressaltando o sabor delicado do espinagre. Evitei o alho, as ervas fortes", esclarece.

Frango ao Creme de Espinafre (porção para seis pessoas)
Suco de 1 limão
2 kg de frango desossado
400g de espinafre picado (congelado ou fresco, abafado no vapor)
1 pitada de ervas de Provença
2 latas de creme de leite
2 colheres (sopa) de maizena
1 litro de leite
1 copo de vinho branco seco
2 cebolas grandes
azeite de oliva
queijo parmesão ralado
sal e pimenta do reino a gosto
Preparo do creme
Pique bem as cebolas (também podem ser batidas no liquidificador) e refogue-as no azeite de oliva. Quando estiverem levemente coradas, acrescente o espinafre picado. Reserve 1/2 copo de leite; o restante junte ao espinafre. Ao levantar fervura, despeje o leite reservado misturado com a maizena. Mexa bem até obter um creme de consistência suave.
Desligue o fogo e coloque o creme de leite sem o soro e as ervas finas (de Provença). Reserve.
Preparo do frango
Corte um frango em pedaços não muito pequenos e passe suco de limão para retirar a viscosidade. Lave com água corrente. Escorra bem e tempere com sal e pimenta do reino. Coloque azeite numa panela, o suficiente para fritar levemente os pedaços que serão colocados aos poucos. À medida que ficarem levemente dourados, retire-os e reserve.
Depois de fritar todos os pedaços, retorne-os à panela e acrescente o vinho, mantendo o fogo ligado até que a bebida evapore. Passe o frango para um refratário e misture-o ao molho feito anteriormente. Polvilhe com queijo parmesão e leve ao forno (com fogo alto) para gratinar. Deixe dourar. Se preferir, acrescente novamente queijo parmesão na hora de hora de servir.

Cadastre-se em nossa newsletter


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo