O resgate de Gustavo Alex Camata, 31 anos, aconteceu no último sábado (2), no Morro Tucum, localizado no município de Campina Grande do Sul. O Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) foi acionado às 13h40 para resgatar a vítima, que após uma queda sofreu fratura no tornozelo direito, o que impossibilitou-o de continuar a descida até a base do morro.
A guarnição deslocou-se até Gustavo Camata, levando equipamentos de atendimento pré-hospitalar e resgate em ambiente de montanha, estabilizando-o. O Corpo de Bombeiros do Paraná contou com o apoio do Grupo Aéreo - GRAER, para a remoção da vítima, visto que a Guarnição do GOST demoraria em torno de 5 horas para o atendimento, o que poderia agravar o estado do trauma sofrido pela queda. O chefe da equipe passou as coordenadas por GPS à tripulação da aeronave, a qual conduziu Gustavo ao hospital.
Além do empenho da equipe que esteve no local, o Oficial de Busca deslocou-se ao grupamento que atende a região, juntamente com o Chefe da seção de operações terrestres. Por meio do software de geoprocessamento de dados,e mapeamento prévio feito das trilhas daquele Morro, verificou-se o desnível do terreno, distância da base do morro até a vítima com total precisão, tempo de chegada e retirada da vítima, e óbices da operação no caso concreto, deliberando e subsidiando as decisões a serem tomadas pela equipe que estava no local. Assim foi possível o melhor atendimento à vítima.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
(com informações do Corpo de Bombeiros do Paraná)