Um grupo de meteorologistas que persegue tempestades na região de Maringá, o Stormaringá, registrou um vídeo do que seria a formação de um tornado na área rural de Mandaguari, no início da tarde desta sexta-feira (19). A gravação foi publicada no Instagram.
As imagens mostram nuvens bastante carregadas e escuras se movimentando e formando um redemoinho atmosférico. Assista:
Ver essa foto no Instagram
Leia mais:
7,84 milhões de litros por segundoChuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Com apoio do EstadoRomaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Cinquenta anos de penaHomem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Superando média históricaChuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
No registro publicado, o grupo afirma que, “após anos de busca”, conseguiram fazer a imagem que sempre pretenderam – o Stormaringá foi criado há doze anos. “Desde o começo do Stormaringá, lá em 2012, a gente acreditava que esses fenômenos aconteciam por aqui. Muitos duvidavam e riam quando dizíamos que iríamos filmar um”, diz o relato, afirmando que, várias vezes, perderam o registro por não estar no lugar certo no momento do fenômeno climático.
O Stormaringá finalizou afirmando que tornados ocorrem no Brasil e que, com as mudanças climáticas, a tendência é que a incidência aumente.
De acordo com o site "Mundo Educação", o tornado é provocado pela chegada de frentes frias em regiões com tempo quente e instável, formando uma tempestade que favorece a ocorrência deste fenômeno climático. Eles são mais comuns em determinadas regiões, como a parte central dos Estados Unidos e países da América do Sul, como Uruguai, Argentina e o Sul do Brasil.