Técnicos de segurança e empregados voluntários da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) realizaram nesta segunda-feira (06) na praça Ruy Barbosa, em Curitiba, uma campanha para prevenir acidentes com eletricidade. As informações são da Agência Brasil.
O Paraná é um dos 18 estados brasileiros a participar, a partir desta segunda-feira da Semana Nacional da Segurança com Energia Elétrica. A campanha, inédita, é uma iniciativa da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), que pretende orientar 150 milhões de pessoas sobre os cuidados com acidentes envolvendo eletricidade.
Até o próximo dia 12, a população paranaense vai ter orientações e recomendações sobre quatro das principais causas de acidentes com choques elétricos: empinar pipas e papagaios em locais inadequados, instalar antenas de TV perto da fiação elétrica, movimentar andaimes e objetos metálicos nas proximidades das redes de energia e manipular condutores energizados para fazer ligações elétricas clandestinas.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Foram montadas tendas em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa onde haverá apresentações de teatro e brincadeiras, sempre enfatizando a necessidade de prestar atenção aos riscos oferecidos pela eletricidade e como evitar os acidentes.
Todos os anos acontecem em média 410 acidentes no país motivados pelas quatro causas abordadas na campanha: um terço dessas ocorrências resultam em morte da vítima, outro terço em lesões graves e o restante em lesões leves., conforme um estudo feito pela Fundação Coge, que se dedica ao estudo e pesquisa dos métodos, processos e rotinas de gestão adotados pelos agentes do setor elétrico brasileiro.