Engenheiros, técnicos e eletricistas da Copel começam na próxima segunda-feira (06) os trabalhos para a instalação da iluminação natalina na Catedral Basílica de Maringá, o segundo monumento mais alto da América Latina com 124 metros. A decoração será inaugurada na noite de 24 de novembro.
Para cobrir toda a estrutura da catedral, serão utilizados mais de 8 quilômetros de mangueiras luminosas e cordões de microlâmpadas, instalados com técnicas de escalada e rapel. No alto da torre, uma estrela, com 5 metros de envergadura e lâmpadas totalizando 130 mil watts de potência, vai coroar a decoração.
Natal de Luz – De acordo com Ayrton Belleze, que coordena o projeto, os serviços deverão durar cerca de 15 dias. "Nossas equipes vão ter o reforço estratégico de profissionais da área de transmissão de energia da Copel com base em Londrina, que são especializados em trabalhos a grandes alturas". Durante a instalação do aparato decorativo, a Rua Papa João XXIII poderá ser parcialmente interditada em alguns períodos para isolar a área e oferecer mais segurança dos envolvidos no trabalho.
Leia mais:
Motorista de caminhão é preso após acidente com morte em Siqueira Campos
Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
A iluminação da Catedral de Maringá tem o apoio da Prefeitura e faz parte do programa Natal de Luz, iniciativa coordenada em todo o país pela Eletrobrás. Em cada estado, um monumento ou edificação de importância histórica, cultural ou arquitetônica é escolhido para receber esse tratamento especial, com lâmpadas e luzes decorativas. O objetivo do programa é contribuir para o embelezamento das cidades durante os festejos natalinos.