Começam nesta segunda-feira (17) as obras de restauração da Catedral Basílica Menor de Curitiba. A reforma inclui pintura, modernização da parte elétrica e hidráulica, piso e telhado. A previsão é que todo o restauro leve dois anos para ser concluído. O investimento deve chegar a R$ 4 milhões.
Segundo o arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti, durante a reforma a Catedral irá continuar aberta e terá missas diárias. "As grandes celebrações, como casamentos, Semana Santa, Páscoa e Natal serão transferidas para outra igreja", explicou.
Ponto turístico
Leia mais:
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Motorista de caminhão é preso após acidente com morte em Siqueira Campos
Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
A Catedral foi inaugurada em 1860 e passou por reformas em 1975 e 1993. É um dos pontos turísticos da cidade, está localizada no Marco Zero da capital, na praça Tiradentes. Muitos turistas quando chegam à cidade conhecem o local. "É essencial conservar o patrimônio histórico e cultural. A Catedral faz parte do roteiro turístico da cidade", disse Júlio Cezar Santos, morador de São José dos Campos, São Paulo, que visita Curitiba com a família.
"A igreja é muito linda e vai ficar ainda melhor com a reforma", disse Sirley Aparecido Viana, que mora em Oliveira, Minas Gerais, e está a trabalho em Curitiba. Os secretários do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, e do Urbanismo, Suely Hass, também participaram da celebração da missa que marcou o início das reformas na Catedral.