A Prefeitura de Curitiba divulgou nesta quinta-feira um balanço do pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPUT) deste ano. Segundo o levantamento, pagaram o imposto à vista 164.836 contribuintes – 36,8% dos 440 mil imóveis tributados na capital. Quem pagou em cota única beneficiou-se do desconto de 10% no valor total do débito.
"O pagamento à vista aumentou em relação ao ano passado, quando 35,43% dos contribuintes fizeram essa opção", disse o diretor do departamento de rendas imobiliárias da Secretaria Municipal das Finanças, Altevir Bello dos Santos.
Quem preferiu parcelar o débito pagará o imposto em 10 vezes, de fevereiro a novembro. Os prazos variam entre os dias 10 e 15 de cada mês – a data exata está fixada nos carnês enviados pela Prefeitura aos contribuintes.
Leia mais:
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Morador de Paranaguá ganha prêmio de R$ 1 milhão do Nota Paraná
O balanço dos dados relativos ao IPTU apontou ainda uma boa redução no número de processos, solicitando revisão dos valores do imposto ou dos dados do imóvel lançados pelo município. No ano passado foram cerca de 5 mil pedidos.
Neste ano, a Prefeitura recebeu apenas 1.080 solicitações de revisão – representando 0,25% do total de imóveis tributados. O prazo para pedidos de revisão do imposto venceu no último dia 10.
O diretor de rendas imobiliárias lembra que os contribuintes aposentados com mais de 65 anos, renda mensal de até três salários mínimos e proprietários de um único imóvel utilizado como residência têm até o dia 30 de março para solicitar a redução do IPTU junto à Prefeitura. "Até agora recebemos cerca de 13 mil pedidos", disse Santos.