O temporal que na noite de segunda-feira atingiu Curitiba e região metropolitana interrompeu o fornecimento de energia elétrica a 63.898 residências. Várias casas também ficaram alagados na Capital e em Colombo (região metropolitana). Em Curitiba, uma casa desmoronou na Rua Miguel Calufi, Bairro Cajuru. A família de Vitória de Oliveira, que não sofreu nenhum ferimento, vai ficar hospedada com parentes até que a prefeitura tome as devidas providências.
A casa do aposentado, Odair Gonçalves, em Colombo, ficou mais de meio metro encoberta pela água. Hoje sua família estava limpando o local, que mais parecia um mar de lama. De acordo com o aposentado, sempre quando as chuvas são intensas as manilhas ficam entupidas e a água acaba atingindo as casas da redondeza. A prefeitura de Colombo informou que ontem mesmo iria vistoriar as manilhas para tentar evitar novos alagamentos.
Na área de invasão próxima ao Rio Atuba, na BR-277, em Curitiba, também houve inundações. Como as casas foram construídas em área de risco (invasões), muito próximas da caixa de drenagem do rio, quando chove elas são invadidas pela água. Apesar dos estragos, ninguém precisou ser removido do local.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Os fortes ventos e os raios que caíram sobre a rede elétrica foram os motivos que ocasionaram o atendimento pela Copel de 786 ocorrências em toda a região de Curitiba. Na Capital houve problemas em 11 circuitos de alta tensão. Com isso, 43.438 unidades consumidoras de 19 bairros da cidade ficaram sem eletricidade. Na região de Curitiba o abastecimento de energia de 20.060 unidades consumidoras também ficou prejudicado.
As redes elétricas das cidades de Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Pinhais, Rio branco do Sul e São José dos Pinhais foram atingidas. No Litoral o fornecimento de luz também foi afetado. Pelo menos 400 domicílios da região litorânea ficaram no escuro.
A previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) é que a partir de hoje pare de chover em todo o Paraná. Amanhã, por conta da chegada de uma massa de ar polar, deve ocorrer a formação de geadas nas regiões Sul, Sudoeste, Central e Oeste do Estado.
As menores temperaturas serão registradas em Palmas (Região Sul) e Guarapuava (Região Central), onde a previsão é que mínima hoje seja de zero grau. Em Foz do Iguaçu e Cascavel (Oeste) os termômetros devem marcar um grau. Em Pato Branco (Sudoeste) a mínima deve chegar a dois graus.