A Ciclo Patrulha, da Guarda Municipal, completa nesta sexta-feira (12) dois anos de serviços prestados à comunidade. Para comemorar o aniversário, a Prefeitura de Curitiba está ampliando a área de atuação do grupo, que passa a patrulhar também ciclovias. A patrulha foi criada para fazer rondas em parques e ciclovias da cidade de bicicleta.
Numa primeira fase, a nova modalidade de patrulhamento da Guarda Municipal garantiu a segurança dos curitibanos nos parques São Lourenço, Jardim Botânico, Barigüi, Tingüi, Bacacheri, Náutico, Atuba, Passaúna, Peladeiro e no Parque Linear do Cajuru, no período das 7h às 18 horas.
Segundo a prefeitura os locais foram escolhidos estrategicamente devido ao grande número de pessoas que transitam por ali. "É uma região muito usada pela comunidade para praticar exercícios, passear ou ter acesso ao trabalho. Por isso decidimos começar por esses trechos", afirma o prefeito Beto Richa.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Na segunda etapa, o serviço da Ciclo Patrulha estará nas ciclovias. Entre os novos percursos dos guardas municipais estão a ciclovia que liga o Jardim Botânico ao Passeio Público e a do Passeio Público ao parque São Lourenço.
No começo deste ano, a Ciclo Patrulha reforçou o patrulhamento no complexo esportivo Arthur Bernardes, na Vila Izabel, bastante usado pela comunidade para a prática de esportes e lazer, e na ciclovia entre a praça do Japão, no bairro Água Verde, e a Fonte de Jerusalém, no Bigorrilho.
Agilidade - Criada em outubro de 2005 pelo prefeito Beto Richa, a Ciclo Patrulha é formada por 80 guardas municipais que trabalham em duplas, com bicicletas modernas, o que lhes permite mais rapidez no deslocamento e aumento na área de abrangência do patrulhamento.
Em dois anos de serviço à comunidade, a Ciclo Patrulha, atendeu 680 ocorrências em parques, das quais 130 em flagrante. Os casos mais comuns são furto, vandalismo e agressões físicas. Os guardas usam uniformes especialmente desenhados para esta modalidade de patrulhamento. Os tênis e capacetes seguem os padrões do ciclismo, com a inscrição "Guarda Municipal" refletiva.