No dia 10 de abril, a Secretaria Municipal da Mulher, a primeira a ser criada no Brasil, completa 15 anos. Abrindo as comemorações, a Prefeitura de Londrina, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), realiza na próxima sexta-feira (29) e no sábado (01), a V Conferência Municipal dos Direitos da Mulher. Este ano, a conferência tem como tema central "Mulher e Participação nos Espaços de Poder".
A conferência será aberta na sexta-feira às 18h, na Câmara de Vereadores, com o credenciamento dos delegados e inscrição de observadores. Na seqüência, às 19h, será realizada a cerimônia oficial de abertura; seguida de uma apresentação cultural. Às 20h30, será realizada a palestra "Mulher e participação nos espaços de poder." Já no sábado a programação recomeça às 8h e segue até as 18h30. O ponto alto do dia é a plenária final para aprovação das propostas, às 13h45. A eleição das delegadas para a nova composição do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher está prevista para às 17h.
Durante as pré-conferências, que foram realizadas em quatro dias nas últimas semanas, foram elaboradas propostas de cada um dos seis sub-temas da conferência; autonomia: igualdade no mundo do trabalho e cidadania; educação inclusiva e não sexista; saúde das mulheres: direitos sexuais e direitos reprodutivos; enfrentamento à violência contra a mulher; mulheres no espaço do poder e mulher e mídia.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
"Bodas de Cristal" - Aproveitando o clima de comemoração dos 15 anos da secretaria, mais uma vez serão realizadas atividades no mês de março, o mês da mulher. A programação terá início no dia 8, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher e vai até o fim do mês. Segundo a diretora de Promoção da Equidade entre Gêneros, Lisnéia Rampazzo, vários parceiros vão desenvolver as atividades durante todo o mês. Ela disse que houve uma preocupação muito grande em dar continuidade aos trabalhos realizados no ano passado.