A Prefeitura de Assis Chateaubriand (72 Km ao norte de Cascavel), juntamente com o Comitê Municipal de Acompanhamento e Assessoramento do Programa Nacional de Controle da Dengue, está realizando durante esta semana uma ação de controle e combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A campanha foi desencadeada depois da confirmação de 21 casos da doença neste início de ano.
Além da coleta de possíveis criadouros nas residências, uma equipe estará limpando terrenos baldios. Neste caso, o serviço será cobrado e lançado no IPTU do propreitário deles. ''A partir do dia 27, os casos reincidentes serão notificados e multados em uma URAC, que corresponde a R$ 116,00 o dia'', alertou o chefe do Departamento de Vigilância em Saúde Pública e presidente do Comitê Municipal, Sebastião Cardoso Filho.
Paralelamente ao trabalho de limpeza dos lotes, um carro fumacê está percorrendo toda a cidade borrifando veneno contra o mosquito. Para Cardoso, todos os esforços são necessários, em especial a conscientização da população que deverá fazer a sua parte, eliminando possíveis criadouros do mosquito dentro de seu quintal. ''Estamos trabalhando com dados reais. Não estamos escondendo e nem vamos esconder nenhuma informação da comunidade'', enfatizou Cardoso.
Leia mais:
Detran disponibiliza página de estatísticas para consultas sobre veículos
Prefeitura de Apucarana faz limpeza em escolas atingidas pela chuva
Pé-de-Meia: 135,3 mil estudantes são beneficiados no Paraná
Assembleia Legislativa recebe oito mil sugestões de paranaenses para orçamento
Os números de casos notificados em 2003 já somam 93, com 21 casos confirmados e 72 que aguardam resultados laboratoriais. ''O Jardim Progresso, parte do Jardim América, Plano Piloto e Jardim Panorama estão centralizando os casos até agora'', disse Cardoso. Além dos 32 agentes comunitários de saúde, a Gerência de Transportes e Serviços Urbanos deslocou cerca de 20 pessoas para trabalhar no arrastão.
Sebastião Cardoso ressalta que a população deve ficar atenta à dores de cabeça, nos músculos, nas juntas, nos olhos, além de febre alta por no máximo uma semana e mancha vermelhas por todo o corpo. Ao primeiro sinal destes sintomas, a pessoa deve procurar imediatamente uma unidade de saúde ou um médico de sua confiança, exigindo o exame e a notificação do caso suspeito.