A pesquisa Top of Mind 2002, realizada pelo Instituto Bonilha e pela revista de negócios AMANHÃ, mostra que a Copel continua sendo o grande ícone empresarial do Paraná, embora tenha sido lembrada por um contingente bem menor de paranaenses em relação ao ano passado. Em 2001, nada menos do que 26,6% dos consumidores haviam citado Copel quando convidados a lembrar de uma grande empresa ou grande marca do Paraná. Era o reflexo natural da polêmica que dividiu a opinião pública paranaense em torno da privatização da estadal. Este ano, sem a mesma exposição à mídia, o percentual da Copel caiu à metade (13,9%). Ainda assim, é muito superior ao desempenho da segunda colocada nesta categoria, a Renault, mencionada por 3,6% dos entrevistados.
A oitava edição da pesquisa, que ouviu 1.200 paranaenses de todas as idades, classes sociais e regiões do Estado, apresentou algumas particularidades. A Telepar, que não mais existe, é a terceira grife mais lembrada no segmento "Grande Empresa/Grande Marca do Paraná". Na mesma linha, o Jornal Estadual, que mudou de nome há três anos, continua sendo o programa local de TV de maior lembrança espontânea entre a população. A força das marcas regionais transparece na vitória de grifes como a Todeschini, no segmento de massas e biscoitos, e do Mufatto - que desbancou a rede Big, controlada pelos portugueses do grupo Sonae e até o ano passado a líder em Supermercados na mente do consumidor. No Top of Mind Paraná 2002, o Atlético Paranaense confirma sua excelente fase e vence, em popularidade, o rival Coritiba.
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