Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Crea aponta erros em acidente na Repar

Katia Michelle - Folha do Paraná
14 fev 2001 às 11:51

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Deficiências no gerenciamento e excesso de demissões na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária (Região Metropolitana de Curitiba), são apontados como alguns dos principais motivos do acidente que causou o vazamento de 4 milhões de litros de óleo nos rios Barigui e Iguaçu, em julho do ano passado. Essas e outras possíveis causas do acidente serão apresentadas hoje, às 15 horas, pela comissão mista formada pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (Crea-PR).

A comissão comparou laudos técnicos de várias instituições, como a Sanepar, que analisou a qualidade da água após o vazamento, e Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que avaliou os danos ambientais da região atingida. O vazamento foi considerado o maior acidente ecológico já ocorrido no estado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Baseada em cerca de 2,5 mil páginas de documentos, a comissão elaborou um relatório de 75 páginas. O coordenador da comissão mista do Crea, Ismael Alves de Moraes, diz que não pode adiantar a conclusão do relatório. "Alguns números ainda estão sendo checados hoje (ontem)", explicou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Com apoio do Estado

Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025

Imagem de destaque
Cinquenta anos de pena

Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio

Imagem de destaque
Superando média histórica

Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná

Imagem de destaque
Londrina em segundo lugar

Morador de Paranaguá ganha prêmio de R$ 1 milhão do Nota Paraná

O relatório começou a ser preparado há 180 dias, com o objetivo de apurar as causas, responsabilidades, consequencias ambientais e ainda indicar ações que visem reparar danos e cobrar a instalação de medidas de prevenção de acidentes e o controle social de empreendimentos de risco ambiental. Após aprovado por todos os membros da comissão - formada por 30 entidades - o documento será encaminhado ao Ministério Público para integrar as investigações sobre o acidente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo