A Capital do Paraná registrou em 2012 o menor número de homicídios culposos no trânsito desde 2007, quando a Secretaria de Estado de Segurança Pública começou a divulgar relatórios estatísticos da criminalidade em Curitiba e no Paraná. No ano passado foram 238 homicídios. Esse número representa queda de 9,3% em relação a 2011 – quando 255 pessoas morreram.
Na comparação com o ano de 2008, quando Curitiba registrou o maior número de mortes no trânsito de acordo com a SESP (foram 360 homicídios culposos) a queda foi de 34%. Desde aquele ano, a capital apresenta curva decrescente no número de homicídios culposos das ruas e rodovias.
Mais carros, menos mortes – o professor e pesquisador do curso de mestrado e doutorado em Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Carlos Hardt, diz que algumas hipóteses podem ser levantadas quanto aos números da SESP. Uma delas, segundo o professor, seria o fato de que em Curitiba houve aumento da frota que circula em um território pequeno e com um sistema viário reduzido.
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"Com isso diminui a velocidade média no trânsito, o número de acidentes e a gravidade de um eventual acidente", comenta. Curitiba tem a maior frota de veículos do estado, com 1,3 milhão de veículos, que representa 22,5% de todo o Estado. Deste total, 914 mil são carros que circulam pela maior cidade do Estado.
Outra hipótese apontada pelo professor é a organização no trânsito da Capital. "Quanto mais se investe no controle da velocidade e das infrações, os acidentes acabam diminuindo", completa.
Quanto aos bairros de Curitiba, aquele que apresentou mais mortes no trânsito foi a Cidade Industrial de Curitiba (CIC) com 30 casos em 2012, seguido do Centro, que teve 24 mortes, Pinheirinho com 14, Tatuquara teve 12 casos e Sítio Cercado e Uberaba com 11 homicídios culposos cada.