Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Das pistas de corrida para o telefone celular

(Ponto-com)
01 abr 2001 às 13:03

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O que a Jordan e a Bell Labs têm em comum? Aparentemente, nada. A primeira é uma das grandes escuderias de Fórmula 1 e a segunda, o centro de pesquisa da Lucent Tecnologies, uma das maiores fabricantes de hardware e software para redes públicas e corporativas.

Há dois anos, entretanto, juntas e em silêncio as duas empresas vêm trabalhando como parceiras de um projeto que pode ajudar pilotos e mecânicos dessa categoria do automobilismo. Desde meados de 1998, a Bell Labs está desenvolvendo um sistema para eliminar ruídos que, hoje, é um dos principais problemas enfrentados pelas equipes nos vários circuitos da categoria. No Brasil, será testado no Grande Prêmio Brasil de Interlagos, que acontece neste domingo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mas como isso pode afetar a vida de uma pessoa comum? Segundo Vírgilo Martins, diretor de marketing corporativo e relações públicas da Lucent, a médio prazo o projeto pode melhorar a qualidade de vida de um cidadão. Por enquanto, será aplicado apenas nos carros da Jordan. "Em pouco tempo poderá auxiliar as pesquisas para diminuir o grande volume de interferências em telefonia celular", resume o executivo.

Leia mais:

Imagem de destaque
3.389 ocorrências

Operação de combate a incêndios do Paraná termina: 2024 já teve o dobro de ocorrências de 2023

Imagem de destaque
Veja a lista de municípios!

Minha Casa Minha Vida autoriza a construção de 1.282 casas para 44 cidades do Paraná

Imagem de destaque
Ensino, pesquisa e extensão

UEM ocupa primeiro lugar no ranking de produção científica feminina no Brasil

Imagem de destaque
Salários de até R$ 9.336,34

Paranaprevidência abre inscrições para concurso público


Só para se ter uma idéia, o barulho do motor de um carro de Fórmula 1 é 10.000 vezes mais alto do que uma conversa entre algumas pessoas. O ruído que o piloto escuta quando está no volante é 20% mais alto do que o barulho feito por um helicóptero a 150 metros do chão. Isso faz com que a maior parte dos corredores consiga se comunicar com os técnicos nos boxes apenas nas curvas, durante a troca de marchas e diminuição da velocidade.


"Já conseguimos reduzir drasticamente o ruído na comunicação entre pilotos e engenheiros. Tanto que os pilotos da Jordan já conseguem se comunicar em 90% das pistas em que o torneio é disputado", resume.


< Leia mais>Gravadoras unem-se para transmitir música e vídeo online


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo