Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Medida emergencial

Decreto autoriza ampliação do Aterro da Caximba

Redação - Bonde
01 dez 2003 às 12:04

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O prefeito Cassio Taniguchi assinou nesta segunda-feira decreto de emergência para as obras de ampliação do Aterro Sanitário da Caximba.

De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, as obras começarão neste mês para que até janeiro o aterro tenha condições ambientais de receber as 2,4 mil toneladas diárias de lixo geradas pela população de Curitiba e de outros 14 municípios da Região Metropolitana.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A emergência foi deflagrada depois de a Justiça conceder liminares favoráveis às empresas SPL (São Paulo), Ceema (Salvador), Viaplan (Paraná) e Construtora Itaú (Paraná). As quatro já estavam desclassificadas da licitação por não terem comprovado experiência de capacidade técnica para a obra a ser executada.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dados detalhados

Detran disponibiliza página de estatísticas para consultas sobre veículos

Imagem de destaque
Gerou estragos

Prefeitura de Apucarana faz limpeza em escolas atingidas pela chuva

Imagem de destaque
Ampliação do programa

Pé-de-Meia: 135,3 mil estudantes são beneficiados no Paraná

Imagem de destaque
R$ 78,7 bilhões para 2025

Assembleia Legislativa recebe oito mil sugestões de paranaenses para orçamento


Para agravar o quadro, no final de outubro a Justiça acatou ação popular contra o edital e determinou a paralisação do processo de licitação. "Em função do esgotamento da capacidade do aterro, que já está com dois meses de atraso nas obras, ao município não restou outra saída a não ser revogar o trâmite licitatório, conforme prevê a legislação, e decretar emergência", afirmou o secretário municipal do Meio Ambiente, Mário Sérgio Rasera.


A obra emergencial vai executar 52 mil metros quadrados de área para disposição adequada, um quarto do total previsto no projeto original, que era de 194 mil metros quadrados. A superintendente de Controle Ambiental da secretaria, Marilza de Oliveira Dias, esclarece que as obras contemplam o sistema de tratamento previsto no projeto original.

"Tanto a recirculação como sistema de melhoria das lagoas de tratamento de efluentes serão executados", disse Marilza. Para execução das obras emergenciais a secretaria solicitou na Câmara Municipal aprovação de crédito especial no valor de R$ 620 mil. A ampliação do aterro também conta com autorização do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e do Ministério Público mediante Termo de Ajustamento de Conduta assinado com a secretaria.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo