A montagem da balsa Araguaia, que fará a travessia emergencial do Rio das Cinzas, na PR-436, entre Bandeirantes e Itambaracá (região Norte do estado), começou nesta segunda-feira (7), pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).
A soldagem de duas partes da balsa está sendo realizada nesta semana. Em seguida, serão colocados os cabos de aço que darão apoio ao motor na travessia da balsa e, para maior segurança, em função da forte correnteza do rio.
Segundo o DER-PR, a montagem deve ser concluída até o fim desta semana e a previsão é que a balsa comece a operar logo em seguida.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
A locação da balsa Araguaia foi realizada para atender cerca de 40 mil moradores da região e ajudar no escoamento de produtos. A embarcação tem capacidade de transporte de 12 veículos leves ou dois caminhões trucados, além de 30 passageiros. Os pedestres e veículos leves serão isentos de tarifas.
O investimento será de aproximadamente R$ 500 mil e a previsão é que a balsa faça a travessia durante 135 dias, até que a nova ponte seja concluída.
A construção da nova ponte já foi iniciada e terá 210 metros de comprimento, com investimento de R$ 15,1 milhões.